Clicky

MetaTrader 728×90

Um número recorde de 46.499.537 pessoas poderão votar no referendo de quinta-feira sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE), segundo os dados provisórios publicados nesta terça-feira pela Comissão Eleitoral britânica.

O número máximo de eleitores registrados para um pleito até agora no Reino Unido eram os 46.487.597 que estavam no censo das eleições ao parlamento europeu de 2014.

Tesouro Direto Taxa Zero 300×250

Os dados mostram o total de eleitores registrados nas 382 áreas locais de apuração nas quais se dividiu os colégios eleitorais no Reino Unido.

A Comissão Eleitoral salientou que o número definitivo do censo não será conhecido até 8h (horário local, 5h de Brasília) da quinta-feira, dado que alguns casos excepcionais permitiriam fazer mudanças no registro até então.

A elevada procura para registrar-se para a consulta colapsou os sistemas informáticos preparados pelo governo britânico pouco antes do fim do prazo oficial, na meia-noite do último dia 7.

Esse incidente levou o Executivo a estender o prazo por dois dias a mais que o previsto, até o dia 9, para permitir que fossem acrescentados às listas os dados de todos aqueles que não tinham podido formalizar sua inscrição.

A diretora-executiva da Comissão Eleitoral, Jenny Watson, afirmou há duas semanas que esperam que a participação no referendo se situe em torno de 80%.

Na consulta podem votar os cidadãos britânicos e irlandeses maiores de 18 anos que residem em território do Reino Unido e os cidadãos da Commonwealth que tenham residência permanente no país, assim como os britânicos que estejam vivendo no exterior há menos de 15 anos.

As últimas pesquisas divulgadas apontam para uma ligeira vantagem do apoio à permanência na UE.

Uma pesquisa da empresa Survation divulgada hoje antecipa uma vitória do “sim” à União Europeia por 45% dos votos, contra 44%, enquanto um estudo da ORB prevê que a opção de continuar no bloco comunitário some 53%, contra 46%.

Com Ag.EFE


Assuntos desta notícia