Clicky

Profitchart Pro 728×90

DORTMUND, Alemanha, 12 Ago (Reuters) – A chanceler alemã
Angela Merkel iniciou sua campanha de reeleição neste sábado com
um ataque contundente a executivos do setor automobilístico,
pressionando-os a inovarem para garantir empregos e ganhar de
volta a confiança perdida por um escândalo de emissões de
diesel.
Merkel está muito a frente de seus rivais nas pesquisas de
opinião, mas em alerta com a complacência entre seus apoiadores,
ela pretende realizar 50 comícios em cidades por toda a Alemanha
na corrida para a eleição de 24 de setembro, quando buscará o
quarto mandato no cargo.
Com seu conservador União Democrática Cristã fazendo
campanha com uma plataforma de estabilidade econômica, Merkel
atacou os executivos da indústria automobilística por destruir a
confiança no setor, maior exportador da Alemanha e responsável
por cerca de 800 mil empregos.
"Grandes seções da indústria automobilística perderam muita
confiança", disse ela em comício em Dortmund, no coração da área
Ruhr, que foi o centro do "milagre econômico" pós-guerra da
Alemanha, mas que é agora um cinturão de ferrugem.
"Essa é confiança que só a indústria automobilística pode
restaurar. E quando eu digo 'a indústria' significa os líderes
das companhias", acrescentou ela, recebendo muitos aplausos,
pressionando executivos a se comportarem de maneira honesta.
Ao se voltar para os executivos da indústria, Merkel está
tentando incentivar o setor a inovar e desviar de uma guinada
por mais justiça social na Alemanha, de seu principal
concorrente, Martin Schulz, do Partido Social Democrata, de
esquerda.
((Tradução Redação São Paulo, 5511 5644-7732))
REUTERS PD


Assuntos desta notícia