Clicky

Tesouro Direto Taxa Zero 728×90

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump e o líder da Coreia do Norte Kim Jong-un atraíram a atenção do mundo com apenas esse ato; um aperto de mãos. O encontro ocorreu por volta das 10 da noite no horário de Brasília desta segunda-feira, ou seja, 9 da manhã no horário de Singapura desta terça-feira (12).

Com forte esquema de segurança, o primeiro a chegar foi o líder norte-coreano junto com assessores e com a irmã. Já Trump chegou sozinho poucos minutos depois. Em seguida, os dois líderes trocaram algumas palavras e posaram lado a lado para as câmeras antes de se preparar para a muito esperada reunião – assessores disseram que nenhum limite de tempo havia sido estabelecido. Vale lembrar que a primeira conversa ocorre apenas com tradutores. Em seguida, os principais assessores farão a reunião bilateral ampliada e ao final ocorre um almoço-reunião.

Tesouro Direto Taxa Zero 300×250

Trump estava otimista antes do encontro, escrevendo no Twitter: “Todos saberemos em breve se um acordo real, diferente do passado, pode acontecer!” O encontro sem precedentes entre os dois líderes é o suficiente para que cada lado reivindique uma realização.

Trump se tornou o único presidente dos Estados Unidos a se encontrar com um líder norte-coreano e Kim entrou para a história global aos 35 anos.

Comitivas dos dois países fizeram hoje um encontro prévio em um hotel. O secretário de estado Mike Pompeo acompanha o presidente norte-americano e adiantou que os Estados Unidos só aceitarão a “completa, verificável e irreversível” desnuclearização da Coreia do Norte.

Enquanto esperava pelo encontro, Kim Jong-un saiu para passear na noite anterior, tirou fotos com populares, visitou monumentos históricos de Singapura, um cassino e o hotel destaque da cidade.

Já o presidente Trump se reuniu com o primeiro-ministro de Singapura Lee Hsien Loong hoje cedo. Trump agradeceu o primeiro-ministro Lee de generosidade e parceria de Singapura em hospedar sua reunião com o Presidente Kim, e os dois discutiram formas de promover maior estabilidade, segurança e prosperidade na região.

Lembrando que o encontro histórico vem dois dias antes de Trump completar 72 anos (quinta-feira -14) e o presidente ganhou um bolo de aniversário adiantado. Sobre o encontro, disse acreditar que a reunião “vai funcionar muito bem”.

Pelos gestos simpáticos na foto a esperança é mesmo para um acordo para o tema mais polêmico do mundo, o desarmamento nuclear.


Assuntos desta notícia

Join the Conversation