Clicky

mm TD 728

Os mercados globais operam no azul nesta quinta-feira, com as atenções para a apresentação da presidente do Federal Reserve Janet Yellen amanhã em evento do banco central dos Estados Unidos. Porém, o quadro político que está sendo desenhado em Brasília tomou conta do mercado financeiro doméstico.

Com poucos minutos de atraso, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro, Ricardo Lwandowski, abriu o julgamento do processo de Impeachment da presidente Dilma Rousseffe e enfrentou o primeiro momento de tensão sendo obrigado a suspender por alguns minutos os trabalhos para restabelecer a ordem.

300×250 4 reais

A troca de gentilezas partiu da senadora Gleisi Hoffman (PT-PR), que afirmou que nenhum senador teria condições morais para julgar o afastamento permanente de Dilma.

“Aqui não tem ninguém com condições para julgar ninguém. Qual a moral do Senado para julgar uma presidente da República?”, disse, visivelmente exaltada. A declaração foi interrompida pela manifestação indignada de outros senadores longe do microfone, entre eles, Ronaldo Caiado (DEM-GO), a quem Gleisi respondeu acusando: “o senhor é do trabalho escravo”, disse ao microfone.

Gleisi rebatia o senador Magno Malta (PR- ES), a quem coube colocar o contraponto a uma das questões de ordem apresentadas por aliados de Dilma que afirmaram que o impeachment é defendido para blindar o presidente interino, Michel Temer, e alguns integrantes de seu governo citados em delações da Lava Jato.

“É o sujo falando do mal lavado. É a lata e o lixo. Não sou do PMDB, não sou do PSDB, que são os inimigos declarados do processo eleitoral”, disse. Sobre gravações que estão sendo reveladas ao longo das investigações Malta atacou: “Se valesse alguma coisa, Aloízio Mercadante deveria estar preso”.

Depois de vários depoimentos e com os intervalos cumpridos, a sessão prossegue nesta noite com mais 10 senadores fazendo perguntas às testemunhas.

Enquanto isso, no final desta tarde outra informação deverá esquentar o clima em Brasília na segunda-feira. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ao Senado acompanhar o depoimento de Dilma.

“Conversamos com o presidente Lula e ele disse que estaria aqui na segunda-feira para acompanhar o depoimento da presidenta Dilma e que, se fosse necessário, estaria à disposição para vir para Brasília no domingo”, disse o líder do PT na Casa, senador Humberto Costa (PE).

Lula deve assistir ao depoimento de Dilma em algum gabinete, e não no plenário, onde Dilma falará aos senadores.

Voltando aos números, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado mensalmente pelo Ministério do Trabalho, demonstram que o emprego formal em julho continuou sua trajetória de recuo de perda de postos de trabalho. No mês foram -94.724 postos de trabalho, equivalente ao declínio de 0,24% em relação ao estoque do mês anterior. O indicador foi mostrado hoje no final da tarde.

A perda foi bem menor que o registrado em julho do ano passado, quando alcançou -157.905 vagas. Em junho, a retração foi de 0,23% (-92.032 vagas) em comparação ao estoque de maio. A queda foi bem menor que junho de 2015, quando houve o fechamento de 111.199 vagas formais.

Para o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, essa desaceleração demonstra uma recuperação gradual da economia. “Estamos perdendo menos vagas e a tendência para os próximos meses é que essa desaceleração continue e possamos gerar vagas no segundo semestre”, avaliou.

Hoje o Banco Central mostrou o cenário de crédito, taxas de juros e inadimplência do País, outros números desanimadores.

De acordo o BC, a taxa do cheque especial subiu 2,7 pontos percentuais, de junho para julho, quando chegou a 318,4% ao ano, chegando a novo recorde na série histórica do BC, iniciada em julho de 1994.

Neste ano, a taxa do cheque especial já subiu 31,4 pontos percentuais em relação a dezembro de 2015, quando estava em 287% ao ano.

Outra taxa de juros alta é a do rotativo do cartão de crédito. Em julho, na comparação com o mês anterior, houve uma pequena redução na taxa de 0,2 ponto percentual. Mas a taxa de 470,7% ao ano é a mais alta entre as pesquisadas pelo BC. Neste ano, essa taxa já subiu 39,3 pontos percentuais. O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão.

A taxa média das compras parceladas com juros, do parcelamento da fatura do cartão de crédito e dos saques parcelados subiu 2,3 pontos percentuais e ficou em 151,8% ao ano.

A taxa do crédito pessoal subiu 3,9 pontos percentuais para 132,2% ao ano. Já a taxa do crédito consignado (com desconto em folha de pagamento) caiu 0,2 ponto percentual para 29,2% ao ano.

Em um cenário nada animador, pelo menos uma boa notícia para as empresas partiu do BNDES, com dois programas direcionados às MPMEs e para outros em Recuperação Judicial. O aporte para o incentivo é simpático para os interessados em retomar os negócios em plena crise econômica e política.

ÁSIA

As bolsas asiáticas ficaram novamente divididas nas negociações desta quinta-feira, com as ações de commodities recuando e com as de serviços públicos subindo. Por lá, as atenções se voltam também para o Federal Reserve.

Em Tóquio, o Índice MSCI Asia Pacific subiu 0,1% para 139,10 pontos a partir das 4 da tarde. O índice Topix fechou em 0,2% e o iene foi negociado a 100,35 por dólar.

Em Hong Kong, o principal indicador, Hang Seng, ficou em alta de 0,03% aos 22.826 pontos. Na China, o índice SSE Composite, da bolsa de Xangai ficou em queda de 0,57% aos 3.068 pontos. Na Índia, o índice BSE da bolsa de Bombai ficou em queda de 0,80% aos 27.835 pontos. E no Japão, o índice Nikkei da bolsa de Tóquio fechou queda de 0,25% aos 16.555 pontos.

As empresas de energia e matérias primas caíram e refletindo os estoques de petróleo dos Estados Unidos divulgados nesta quarta-feira (24), que subiram inesperadamente na semana passada.

EUROPA

As ações europeias fecharam no vermelho nesta quinta-feira, com o sentimento econômico para a maior economia da Europa, a Alemanha, dando sinais de desaceleração.

Por outro lado, a fala de Janet Yellen em Jackson Hole, Wyoming, nesta sexta-feira (26) seguiu no radar. As apostas são para pistas sobre quando e como serão elevadas as taxas de juros dos Estados Unidos. Porém, é importante destacar que está próxima a reta final para a eleição presidencial e alguns analistas não acreditam em qualquer movimento do Fed neste momento.

Em Londres, o índice Stoxx Europe 600 deslizou 0,8%, para 342,02 no fechamento do pregão, com todos os grupos da indústria recuando.

O DAX da Alemanha ficou com um dos piores resultados entre os índices de peso nos mercados da Europa Ocidental, depois que os dados do instituto Ifo mostraram que o sentimento empresarial na maior economia da região está enfraquecido para este mês de agosto. O índice FTSE MIB da Itália perdeu com as ações dos bancos.

No final da jornada, em Milão, o índice FTSE-MIB caiu 1,07% aos 16.710 pontos. Em Madri, o índice Ibex 35 ficou em baixa de 0,65% aos 8.599 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 0,65% aos 4.406 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX 30 caiu 0,88% aos 10.529 pontos. Em Londres, o índice FTSE-100 recuou 0,28% aos 6.816 pontos. E, em Lisboa, o índice PSI-20 caiu 0,45% aos 4.677 pontos.

A confiança das empresas na Alemanha piorou, conforme mostrou hoje o Ifo – Índice do Clima de Negócios. O índice saiu de 108,3 pontos em julho para 106,2 pontos em agosto. Tanto a situação atual dos negócios e as expectativas para os próximos seis meses foram avaliadas como ruins pelas empresas se comparado com o mês anterior. A economia alemã segue parada com o verão.

Na fabricação, o índice caiu novamente. Os industriais estavam menos satisfeitos com a sua situação atual dos negócios. As expectativas também caíram de média para longo prazo, especialmente o volume de novas encomendas diminuindo. O índice de clima de negócios recuou em quase todos os ramos da indústria, com maior clareza, no entanto, nas indústrias químicas e elétricas.

O Ifo revelou também que o PIB do segundo trimestre revisto ontem confirmou que a maior economia da Europa cresceu 0,4%. Uma das principais fontes de expansão: as exportações.

As transferências para fora saltaram 1,2% no segundo trimestre. O consumo interno continuou a ser uma força positiva nos dados revistos no segundo trimestre, mas o ritmo de 0,2% foi relativamente moderado.

ESTADOS UNIDOS

Os investidores em Wall Street voltaram o operar no negativo no final da sessão de hoje, com os ruídos sobre a apresentação da presidente do Fed. Além disso, os pedidos inciais de auxílio-desempregos nos Estados Unidos recuaram. O indicador ajustado ficou em 261 mil, ou seja, 1.000 a menos que a semana anterior (Ver abaixo).

Ao final, Dow Jones recuou 0,18% aos 18.448 pontos; o S&P devolveu 0,14% aos 2.172 pontos; e Nasdaq caiu 0,11% aos 5.212 pontos. A onça do ouro caiu 0,33% e encerrou em US$1,325,30.

Conforme os dados ajustado para a prévia do PMI de Serviços dos Estados Unidos, o Índice de Atividade de Negócios ficou em 50,9 nas primeiras semanas de agosto, para permanecer acima do limiar de 50,0 neutro para o sexto mês consecutivo. No entanto, o índice ficou abaixo de 51,4 e no seu menor nível desde fevereiro.

O crescimento mais brando foi, sobretudo, relacionado aos novos ganhos de negócios em agosto. Refletindo isso, dados mais recentes indicaram que o setor de novos postos de trabalho segue expandido, mas no ritmo mais lento desde maio e permaneceu muito mais fraco que a tendência do pós-crise (2008-2010). Isso contribuiu para uma desaceleração renovada na criação de empregos em agosto, com números de folhas de pagamentos aumentando em taxas menos acentuada desde dezembro de 2014. Algumas empresas relataram que as condições de demanda subjugada e a necessidade de cortar custos levaram os planos de contratação de pessoal com mais cautela.

Os dados de agosto sinalizam para um novo aumento no setor de trabalho em empresas do setor de serviços, mas parcialmente ligados ao crescimento do emprego mais suave.
Em ritmo marginal, o aumento é o maior desde dezembro de 2015.

Ainda hoje, por lá, o Departamento do Trabalho mostrou que na semana encerrada em 20 de agosto, os pedidos iniciais de auxílio-desemprego, ajustados, eram 261 mil, queda em 1.000 a partir do nível revisado da semana anterior, 262 mil.

A média móvel de quatro semanas foi de 264 mil, decréscimo de 1.250 em relação à média revisada da semana anterior em 265.250. Não houve fatores especiais que afetam os pedidos iniciais desta semana. Com o resultado mostrado hoje pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, são 77 semanas consecutivas de pedidos iniciais abaixo de 300 mil, a maior sequência desde 1970.

O avanço ajustado sazonalmente taxa de desemprego foi de 1,6% para a semana que terminou em 13 de agosto, inalterada ante a taxa de revisada da semana anterior.

As encomendas de equipamentos subiram em julho, o segundo mês consecutivo, e a maior desde janeiro. Esse comportamento indica que as empresas norte-americanas estão se tornando menos relutantes em investir. As reservas para bens de capital não-militares excluindo aeronaves subiram 1,6%, depois de um ganho de 0,5% em junho, conforme mostrou hoje o Departamento de Comércio norte-americano.

A demanda por todos os bens duráveis – itens destinados a durar pelo menos três anos – recuperou 4,4%, o maior desde outubro. Os aumentos para as reservas de bens de capital são os primeiros desde janeiro de 2015.

ARGENTINA

O índice Merval, da Bolsa de Comércio de Buenos Aires, fechou nesta quinta-feira em alta de 0,54%, aos 15.900,77 pontos.

Já o Índice Geral da Bolsa subiu 0,62%, para 680.674,33 pontos, e o Merval 25 avançou 0,51% e fechou aos 16.980,68.

No pregão, foram negociados 225,7 milhões de pesos argentinos em títulos (US$ 14,95 milhões), com 41 em alta, 29 em baixa e 12 estáveis.

No mercado de câmbio, o dólar subiu 10 centavos, cotado a 14,70 pesos para compra e a 15,10 pesos para venda.

BRASIL

A Bovespa manteve a estabilidade nesta quinta-feira, com os operadores atentos ao julgamento do processo de Impeachment da presidente Dilma Rousseff, iniciado nesta manhã no Senado Federal.

Ainda de sobre o quadro político, na noite desta quarta-feira (24), o Senado aprovou em 1º turno, a Proposta à Emenda à Constituição (PEC) que recria a Desvinculação de Receitas da União (DRU) até 2023. A decisão ocorreu em meio ao aumento salarial de defensores públicos. Essa dinâmica de aumento de salários aos servidores em meio à necessidade de ajuste fiscal tem causado polêmica, principalmente porque alguns partidos da base aliada do governo provisório, demonstram o descontentamento com relação aos reajustes do funcionalismo público, sobretudo àqueles relacionados ao STF, que deve representar um efeito cascata nos Estados.

Os indicadores apresentados hoje pelo Banco Central para as taxas de juros e a inadimplência também ficaram no radar e mostraram ainda mais o cenário de crise no País.

A expectativa para a apresentação da presidente do Fed Janet Yellen amanhã também contaminou os ânimos neste pregão. As pistas prosseguem para saber se a política monetária da maior economia do mundo sofrerá nova alteração na reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) ainda em setembro.

Já do lado das commodities, o petróleo voltou para cima e encostou nos US$50,00 o barril. O otimismo ressurgiu depois que o Irã confirmou a participação na reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) no final de setembro na Argélia.

Os mais otimistas apostam que os membros do cartel deverão repensar o corte na produção (ver detalhes abaixo). A Petrobras pegou carona no bom humor.

Ao final, o Ibovespa ficou estável aos 57.722 pontos e volume financeiro era de R$5,7 bilhões.

Entre as ações em alta estavam as da Smiles ON, alta de 3,65%; Lojas Renner ON, alta de 3,22%; RaiaDrogasil ON, alta de 2,75%; Copel PNB, alta de 1,83%; e Equatorial ON, alta de 1,59%.

Na contramão estavam as ações Ecorodovias ON, queda de 3,535; Qualicorp ON, queda de 3,09%; Fibria ON, queda de 3,03%; Braskem PNA, queda de 2,34%; e Cesp PNB, queda de 2,25%.

As ações da Petrobras ON ficaram valorizadas em 1,83% e a PN, alta de 1,05%. As ações da Vale ON ficaram valorizadas em 0,17% e a PN, alta de 0,72%.

Moedas

O dólar comercial manteve a valorização nesta quinta-feira na BM&F. No interbancário, a moeda fechou cotada a R$3,230 para a compra e R$3,231 para a venda, alta de 0,27%.

O euro ficou em R$3,642 na compra e R$3,646 para a venda, alta de 0,31%.

Em Frankfurt, o euro era cotado a US$ 1,1281 às 15h GMT (12h de Brasília) desta quinta-feira no mercado de divisas, acima do valor da sessão de quarta-feira no mesmo horário, que foi de US$ 1,1248. Já o Banco Central Europeu (BCE) fixou o câmbio oficial do euro em US$ 1,1290.

O Banco Central fez o leilão de swap cambial, que equivale a compra de dólares no mercado futuro, ofertando 10 mil contratos, sendo que 1.000 contratos com vencimento para 01 de setembro, 2.500 para 03 de outubro, 5.000 para 01 de novembro e 1.500 para 02 de janeiro de 2017.

Commodities

O barril do Petróleo Intermediário do Texas (WTI, leve) fechou nesta quinta-feira em alta de 1,2%, cotado a US$ 47,33, após um pregão volátil nos mercados de matérias-primas.

Ao final da sessão na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex), os contratos futuros do WTI para entrega em outubro, subiram US$ 0,56 em relação ao fechamento de ontem.

O barril de petróleo Brent para entrega em outubro fechou nesta quinta-feira em alta de 1,26% no mercado de futuros de Londres, cotado a US$ 49,67.

O petróleo do Mar do Norte terminou a sessão no International Exchange Futures (ICE) US$ 0,62 acima do valor final da sessão de ontem, que foi de US$ 49,05.

O preço do barril se recuperou da queda de ontem, mas continua abaixo da barreira dos US$ 50.

Nesta quinta-feira, o ministro do Petróleo do Irã, Bijan Namdar Zanghaneh, confirmou à agência local “Shana” que comparecerá à reunião informal entre os integrantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) que acontecerá no final de setembro na Argélia.

Teerã havia informado anteriormente que não tinha tomado uma decisão sobre sua presença nessa reunião, que acontecerá em paralelo ao Fórum Internacional de Energia, que reúne produtores e consumidores.

O Irã é terceiro maior produtor entre os países exportadores de petróleo e poderia apoiar uma ação conjunta para impulsionar o mercado dessa commodity, o que poderia levar a acordo para congelar os níveis de produção.

O minério de ferro negociado no porto de Qingdao, China, fechou em queda de 0,49% aos US$61,44.

Com apoio de Ag. Brasil e demais internacionais


Assuntos desta notícia