Clicky

Mercado mundial em alta no feriado e Merkel encontra problemas para montar seu novo governo

Tesouro Direto Taxa Zero 728×90

Ontem feriado em algumas das unidades da Federação, não tivemos pregão na Bovespa, enquanto os mercados da Europa e EUA operaram no positivo. Bom motivo para a nossa B3 ajustar em alta. Até por conta de mercados fechando com boa valorização na Ásia e Europa começando a reverter pequenas perdas do início da manhã.

O mercado americano foi afetado pelo bom comportamento das ações de tecnologia e indústria e o dólar mais forte, principalmente contra o euro, já que Angela Merkel encontrou problemas para montar seu novo governo, com o partido Democrático Livre encerrando negociações de coalisão. Pode ser necessário novo pleito na Alemanha.

MetaTrader 300×250

Na China, o lucro das empresas estatais evoluiu 25% nos primeiros 10 meses de 2017 e o negociador chinês com a Coreia do Norte voltou ao país, mas não temos informações sobre sucesso ou insucesso no encontro. Porém, os EUA classificaram a Coreia do Norte como patrocinadora de terrorismo, e com isso deve anunciar novas sanções hoje.

Na sequência dos mercados no exterior, o petróleo WTI negociado em NY mostrava alta de 0,57%, com o barril cotado a US$ 56,74. O euro era transacionado em alta para US$ 1,1174 e notes americanos de 10 anos com taxa de juros de 2,35%. O ouro e a prata tinham dia de alta na Comex e commodities agrícolas majoritariamente em queda.

No cenário local, o ministro Meirelles disse que o país está construindo as bases para longo período de crescimento e o ideal seria um presidente que continuasse a modernização. Acrescentou que vai cumprir suas funções até o primeiro trimestre de 2018, deixando com isso a janela aberta para desincompatibilizar e concorrer à presidência. O governo atacou privilégios na Previdência Social e mostra a mini reforma aos governadores amanhã.

De outra feita, seguem as consultas para mudanças nos ministérios, sendo que ontem foi escolhido Alexandre Baldy para o ministério das cidades, em ascensão meteórica e anteriormente do “podemos”. Na Economia, a FGV anunciou que a segunda prévia do IGP-M de novembro ficou em 0,37% (anterior em 0,30%), mas com deflação no ano de 1,55% e em 12 meses de -1,02%.

Na sequência dos mercados, os DIs começando o dia com tendência de queda e dólar podendo ficar mais forte. Na B3, dia pode ser novamente de recuperação, mas a semana é novamente complicada por conta do feriado americano da quinta-feira (Ação de Graças) seguida da Black Friday.

Bom dia e bons negócios.

Alvaro Bandeira
Economista-Chefe Home Broker Modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog/falando-de-mercado


Assuntos desta notícia