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Por Joel Schectman
WASHINGTON, 13 Jun (Reuters) – O Facebook está instalando
novos controles para informar melhor seus membros sobre o modo
como as empresas os estão abordando com publicidade, no mais
recente passo para conter o clamor público sobre o mau uso dos
dados de usuários pela empresa.
A partir de 2 de julho, o Facebook exigirá pela
primeira vez que os anunciantes informem seus usuários se os
chamados data brokers forneceram informações que os levaram a
ser abordados com um anúncio.
Data brokers são empresas que coletam informações pessoais
sobre consumidores e as vendem para profissionais de marketing e
outros negócios.
O Facebook também criou novos procedimentos para tratamento
de nomes de clientes potenciais fornecidos por data brokers. Os
anunciantes que quiserem fazer upload de listas dessas
propagandas na plataforma do Facebook terão primeiro que
prometer que o fornecedor de dados obteve qualquer consentimento
legalmente exigido desses consumidores.
O Facebook diz que as novas políticas criarão mais
transparência para os usuários e exigirão mais responsabilidade
dos anunciantes.
"Não estamos assumindo uma posição sobre se os dados de
terceiros são inerentemente bons ou ruins", disse Graham Mudd,
diretor de marketing de produto do Facebook. "Estamos assumindo
uma posição sobre a importância de ter o direito de usar os
dados e para que eles tenham sido adquiridos com
responsabilidade".
As novas políticas são o segundo grande empurrão do Facebook
neste ano para reforçar a política em relação aos data brokers.
Em 28 de março, o Facebook passou a banir os data brokers de
sua plataforma como parte dos esforços para melhorar sua imagem.
Mas a empresa rapidamente suavizou sua postura depois que
grandes profissionais de marketing ameaçaram retirar seus
anúncios do Facebook, de acordo com três pessoas familiarizadas
com a decisão.
Os anunciantes disseram que as restrições aos data brokers
prejudicariam sua capacidade de direcionar seus anúncios para
clientes com maior probabilidade de comprar seus produtos.
(Por Joel Schectman)
((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447509))
REUTERS SI GM


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