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Por Jeffrey Dastin e Stephen Nellis
SAN FRANCISCO, 14 Jun (Reuters) – A Microsoft está
trabalhando numa tecnologia para eliminar caixas e filas no
pagamento em lojas, desafiando a loja automatizada da Amazon.com
, disseram seis pessoas familiarizadas com o assunto à
Reuters.
A gigante de software está desenvolvendo sistemas que
rastreiam o que os compradores adicionam aos carrinhos de
compra, dizem as fontes. A Microsoft apresentou uma amostra da
tecnologia para varejistas de todo o mundo e tem tido conversas
com Walmart sobre uma potencial colaboração, disseram
três das fontes.
A tecnologia visa a ajudar varejistas a acompanhar o ritmo
da Amazon Go, loja altamente automatizada que abriu para o
público em Seattle em janeiro. Os clientes da Amazon escaneiam
seus smartphones numa catraca para ingressar na loja. Câmeras e
sensores identificam o que eles removem das prateleiras. Quando
os clientes terminam de fazer compras, eles simplesmente deixam
a loja e a Amazon lança a conta no cartão de crédito registrado.

A Amazon Go, que em breve será aberta em Chicago e San
Francisco, fez com que rivais busquem maneiras de se preparar
para mais uma mudança liderada pela maior varejista online do
mundo. Alguns testaram programas em que os clientes escaneiam e
embalam cada item enquanto compram, com resultados mistos.
Para a Microsoft, tornar-se um aliado estratégico para os
varejistas significa grandes negócios. Além de desenvolver
tecnologias de varejo, a empresa ocupa o segundo lugar, atrás da
Amazon, na venda de serviços em nuvem, essenciais para a
operação de sites de comércio eletrônico, por exemplo.
Não está claro em quanto tempo a Microsoft levará um serviço
de pagamento automatizado para o mercado, ou se sua tecnologia
será a resposta que os varejistas estão procurando. Mas alguns
vêem a tecnologia como a próxima grande inovação em compras, que
os concorrentes da Amazon não podem ignorar.
"Este é o futuro para pagamentos em lojas de conveniências e
mercearias", disse Gene Munster, chefe de pesquisa da Loup
Ventures em Minneapolis, que estima que o mercado
norte-americano de pagamento automatizado em 50 bilhões de
dólares. O trabalho de caixa é um dos mais comuns Estados
Unidos.
A Microsoft disse que "não comenta rumores ou especulações".
Walmart e Amazon se recusaram a comentar.

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EQUIPAMENTO CARO
O esforço da Microsoft até agora é liderado pela equipe de
inteligência artificial, disse uma pessoa. Um grupo de 10 a 15
pessoas trabalhou em uma série de tecnologias para lojas de
varejo, e apresentaram alguns de seus esforços para o
presidente-executivo da empresa, Satya Nadella, disse a fonte.
Em reunião com a equipe meses atrás, Nadella recomendou um
dispositivo que possa gerenciar dispositivos conectados, como
câmeras de vigilância, com transferências mínimas de dados para
a nuvem, o que reduziria os custos, disse a pessoa.
Tornar sua tecnologia barata o suficiente para não acabar
com as já apertadas margens de lucro dos supermercados é um
grande desafio para a Microsoft, disse outra pessoa.
A Microsoft já apresentou os fundamentos do seu sistema de
checkout automatizado no seu centro em Redmond.
A equipe interna da Microsoft, incluindo um especialista em
visão computacional contratado da Amazon Go, trabalhou na
conexão de câmeras aos carrinhos de compras para rastrear os
itens dos clientes. E estudou novas formas de os smartphones
serem envolvidos na experiência de compra, disseram as pessoas.
Ainda assim, a indústria está tentando alcançar a Amazon.
A empresa passou quatro anos construindo a Amazon Go em
segredo, antes de lançar um piloto apenas para funcionários em
seu campus de Seattle em 2016. Ela coletou dados por mais quase
14 meses antes de abrir as portas de sua primeira loja em
Seattle. A Amazon disse que não tem planos de introduzir a
tecnologia de pagamento automatizado em sua cadeia de
supermercados Whole Foods Market, que comprou no ano passado.
A empresa ainda está trabalhando duro para melhorar o
serviço. O vice-presidente da Amazon, Dilip Kumar, disse à
Reuters no início deste ano que está treinando computadores para
identificar itens ou atividades com um mínimo de informação.
(Reportagem adicional de Salvador Rodriguez e Nandita Bose)
((Tradução Redação São Paulo, +5511 5644 7719))
REUTERS RBS AAP

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Amazon's automated grocery store of the future opens Monday

Amazon to open checkout-free stores in Chicago and San Francisco

Amazon tracks repeat shoppers for line-free Seattle store –
Reuters
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