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Por Lisa Richwine
LOS ANGELES, 16 Mai (Reuters) – À medida que os estúdios de
Hollywood lançam seus campeões de bilheteria nas salas de cinema
no verão do Hemisfério Norte, a empresa Netflix está
tentando dar aos cinéfilos motivo para ficarem em casa.
O serviço de streaming está a caminho de lançar pelo menos
86 filmes originais Netflix em 2018, disse a empresa à Reuters.
Isso excede a produção programada dos quatro principais estúdios
de cinema tradicionais combinados, assim como o recorde anterior
de 61 filmes do Netflix no ano passado.
A estratégia agressiva é destinada em parte para responder
as queixas de que o acervo de filmes do serviço é obsoleto, um
problema que pode ser exacerbado pela decisão da Walt Disney
de deixar de fornecer novos filmes para os clientes do
Netflix nos EUA em 2019. Comprar filmes de outros estúdios
também se tornou mais caro à medida que a competição em
streaming e intensificou.
Ter mais de seus próprios filmes está valendo a pena, disse
a Netflix. A empresa disse à Reuters que os 33 filmes Netflix
lançados até agora este ano foram assistidos mais de 300 milhões
de vezes por mais de 80 milhões de contas de usuários em todo o
mundo. Essa é uma audiência média de mais de 9 milhões de
espectadores por filme.
Executivos disseram que o grande número de filmes é uma
resposta à grande variedade de gostos que eles estão tentando
satisfazer, e que os dados que eles coletam sobre os hábitos de
visualização dos assinantes fornecem informações que os ajudam a
escolher filmes.
Dos 125 milhões de clientes da Netflix, 55 por cento vivem
fora dos Estados Unidos, e a empresa está contando com mercados
estrangeiros para impulsionar o crescimento futuro.
"É arte e ciência", disse Ian Bricke, que supervisiona o
licenciamento e a produção de filmes independentes da Netflix.
"Nosso público global é cada vez mais diversificado. Estamos
constantemente aprendendo e tentando ficar mais inteligentes."

FARRA DE GASTOS
A companhia não quis dizer quanto está gastando na produção
de filmes próprios, mas orçou gastos de 8 bilhões de dólares em
programação em 2018, um número que inclui séries de TV e filmes
originais, além de conteúdo licenciado de outros.
Os gastos pesados resultarão em um fluxo de caixa livre
negativo de até 4 bilhões de dólares este ano, disse a empresa.
Os investidores até o momento endossam a estratégia, já que o
número de assinantes da Netflix continua crescendo, levando as
ações a acumularem alta de 70 por cento este ano.
Cerca de um terço da audiência da Netflix é para filmes,
disseram executivos da empresa, enquanto o resto é para ofertas
televisivas, incluindo as séries originais aclamadas da empresa,
como "House of Cards" e "Stranger Things".
A recepção crítica dos filmes originais da Netflix tem sido
mista, e alguns diretores proeminentes rejeitam a ideia de fazer
filmes que serão vistos principalmente na telinha.
"Toda a minha vida foi gasta tentando dar ao público algo em
um grande, grande espaço", disse Steven Spielberg à Reuters. "Eu
amo todo o sentimento de interação social. Você sai de sua casa,
estaciona seu carro, vai a algum lugar."
Ao contrário dos estúdios tradicionais, que têm direcionado
os recursos cada vez mais para filmes de ação caros e
sequências, a Netflix está produzindo e adquirindo filmes de
vários gêneros, desde dramas adolescentes e comédias românticas
até filmes de terror e aventuras de ficção científica.
Pelo menos 17 dos filmes da Netflix deste ano serão em
outros idiomas além do inglês, incluindo francês, árabe,
húngaro, japonês e russo. Oito ou mais serão em espanhol.
Alguns filmes da Netflix também chegam a um número limitado
de cinemas. Em 2017, a Netflix lançou 33 filmes em cinemas em 40
cidades ao redor do mundo, disse o diretor de conteúdo Ted
Sarandos à Reuters, e alguns ficaram em cartaz por até sete
semanas.
As exibições em salas de cinema ajudam a diminuir as
preocupações de alguns cineastas e atores. Mas a companhia
insiste que seus filmes estejam disponíveis aos assinantes do
serviço de streaming no mesmo dia em que eles estrearem nos
cinemas, levando a maioria das grandes redes de salas de cinema
a rejeitar os filmes da Netflix.

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(Reportagem adicional de Alicia Powell em Nova York)
((Tradução Redação São Paulo, +5511 5644 7719))
REUTERS RBS FB

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Netflix far outpaces its rivals in new film releases https://tmsnrt.rs/2IkWI5f
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