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Por Roberto Samora
SÃO PAULO, 14 Mai (Reuters) – As vendas de combustíveis no
Brasil aumentaram 1,1 por cento no primeiro trimestre de 2018,
na comparação com o mesmo período de 2017, ainda que tenham
registrado uma ligeira queda em março, mostraram os dados mais
recentes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e
Biocombustíveis (ANP).
A comercialização de combustíveis no país está sendo
sustentada em 2018 principalmente pelo diesel e etanol
hidratado, enquanto o mercado de gasolina está enfraquecido, com
maior concorrência do biocombustível.
Somando todos os combustíveis, contudo, as vendas perderam
força em março, com 73,74 milhões de barris, caindo pouco mais
de 1 por cento ante o mesmo período do ano anterior.
Isso ocorreu principalmente pelas vendas de diesel, o
combustível mais vendido no Brasil, que caíram 0,5 por cento em
março, para 30,35 milhões de barris, na comparação com o mesmo
mês de 2017. No trimestre, ainda acumulam alta de 1,8 por cento.
Já as vendas de gasolina C (com mistura de 27 por cento de
etanol anidro) caíram 8,2 por cento em março, para 22,8 milhões
de barris, enquanto registraram queda de 9,5 por cento no
trimestre.
A queda nas vendas ocorreu apesar de um recuo de quase 1 por
cento no preço da gasolina da Petrobras na refinaria, no
acumulado do primeiro trimestre, segundo cálculos da Reuters com
base em valores divulgados pela estatal.
Os preços do diesel nas refinarias, por sua vez, ficaram
praticamente estáveis nas refinarias no acumulado do trimestre,
com queda de 0,36 por cento.
Mais recentemente, os preços da gasolina e diesel da
Petrobras, que praticamente monopoliza o refino no Brasil,
atingiram valores recordes desde que foi instaurada em meados do
ano passado uma política mais efetiva de acompanhar as cotações
internacionais do petróleo, que estão perto de máximas de mais
de três anos.
As vendas de etanol hidratado, por sua vez, aumentaram 36
por cento em março, para 8,6 milhões de barris e registram alta
de 44,4 por cento no trimestre, com o biocombustível mais
interessante economicamente para os consumidores.
Isso ocorreu apesar da entressafra de cana, em período
marcado também por fortes importações de etanol, segundo
informações do mercado.

(Edição de José Roberto Gomes)
(([email protected] 5511 5644 7751 Reuters
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