Clicky

Tesouro Direto Taxa Zero 970×250

CINGAPURA, 13 Jun (Reuters) – A Toyota Motor Corp
concordou em comprar uma participação de 1 bilhão de dólares na
empresa Grab, do sudeste asiático, no maior investimento de uma
montadora em uma empresa de transporte compartilhado por
aplicativo, num momento em que montadoras tradicionais estão
correndo para se juntar a empresas com novas tecnologias.
O valor da empresa Grab será de um pouco mais de 10 bilhões
de dólares após o investimento, disse uma pessoa a par do
assunto.
O acordo surge no momento em que a indústria automobilística
enfrenta um aumento na necessidade de avanços tecnológicos com o
advento de recursos como a condução autônoma, enquanto
fabricantes de aplicativos oferecem aos passageiros a opção de
abrir mão de adquirir automóveis ao conectá-los aos motoristas.
Algumas montadoras responderam ao firmar parcerias com
fabricantes de aplicativos de transporte compartilhado que
dominam o segmento de rápido crescimento de serviços de
mobilidade, em antecipação a um futuro onde a propriedade de
automóveis será reduzida.
A General Motors Co tem investido na empresa
norte-americana de serviço de transporte compartilhado Lyft,
cujo rival Uber Technologies Inc UBER.UL também conta com o
apoio da Toyota. Enquanto isso, o grupo SoftBank 9984.T , do
Japão, – também investidor do Grab e do Uber – disse no mês
passado que vai investir 2,25 bilhões de dólares na unidade de
veículos autônomos da GM, Cruise.
O braço de negociação da Toyota investiu uma quantia não
revelada na Grab no ano passado. Desta vez, a montadora é a
principal investidora em uma rodada de financiamento lançada
depois que a Grab adquiriu as operações da Uber no Sudeste
Asiático, uma região de 640 milhões de habitantes.
A Grab chamou de o maior investimento global já feito por um
fabricante de automóveis no setor de transporte compartilhado.
A Grab disse que registra seis milhões de corridas por dia
por meio de aplicativos baixados em mais de 100 milhões de
dispositivos móveis. A empresa também oferece serviços online de
entrega de alimentos e pagamentos digitais.
"Vamos trabalhar com parceiros como a Toyota para continuar
a transformar o transporte no Sudeste Asiático", disse a Grab em
um email. "Queremos ser uma plataforma de mobilidade capaz de
atender todas as necessidades dos usuários."
A Toyota informou que pretende oferecer serviços de
financiamento, seguro e manutenção aos motoristas com base em
dados coletados por meio de dispositivos de gravação já
instalados em alguns veículos da Grab.
((Tradução Redação São Paulo, +5511 56447719))
REUTERS RBS LM


Assuntos desta notícia

Join the Conversation