Clicky

Tesouro Direto Taxa Zero 728×90

A S&P Global Ratings manteve os ratings de crédito de contraparte de longo e curto prazos ‘B+/B’ na escala global e ‘brBBB-/brA-3’ na Escala Nacional Brasil atribuídos ao Banco Pan na listagem CreditWatch com implicações negativas. O perfil de crédito individual (SACP, em inglês) do banco permanece ‘b+’.

A agência destacou que o índice regulatório de Basileia III do Banco Pan caiu para 11,3% em março de 2017 ante os 13,3% em dezembro de 2016. Essa queda se deve a deduções regulatórias relacionadas a DTAs e a dívidas subordinadas de nível II, combinadas à fraca geração de capital interna do banco.

MetaTrader 300×250

Atualmente, o Brasil está implementando as deduções de DTAs de Basileia III em fases, as quais serão concluídas em 2018. Desde 2015, todo ano, os bancos brasileiros têm de deduzir de seus capitais regulatórios 20% dos DTAs originados de perdas líquidas e também o saldo de DTAS derivado de diferenças temporárias, não relacionadas a provisões de crédito, que ultrapasse 10% o seu capital de Nível I. Além disso, a maioria das dívidas subordinadas emitidas antes da implementação de Basileia III também fazia parte da estrutura de dedução em função da baixa capacidade de absorção de perdas de suas dívidas subordinadas.

O alto montante de DTAs do Banco Pan que diminuiu em cerca de R$ 230 milhões seu capital regulatório em março de 2017, somado à dedução de R$ 118 milhões, referente ao seu instrumento de dívida de capital de Nível II, fez com que o índice de Basileia III do banco caísse para 11,3%.

Os ratings permanecem na listagem CreditWatch com implicações negativas por aumento no risco para o sistema financeiro. ” Poderemos rebaixar os ratings do banco nos próximos três meses em meio a dinâmicas políticas e econômicas mais estressadas no Brasil, enquanto avaliamos as perspectivas de crescimento econômico potencialmente mais fracas que poderão impactar a confiança dos investidores e da população, e também os resultados financeiros do banco”, diz o comunicado.


Assuntos desta notícia