Clicky

Tesouro Direto Taxa Zero 728×90

O volume movimentado pelas principais Centrais de Abastecimento do país foi mais de 17 milhões de toneladas, com um movimento de comercialização que ultrapassa R$ 34 bilhões. Na comparação entre os anos de 2016 e 2017, verificou-se um aumento de 7,4% na quantidade ofertada de produtos e a redução de 5,8% no valor comercializado.

Os números são do balanço realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), lançado nesta quinta-feira (17). O relatório era antes veiculado dentro do próprio levantamento mensal, o Boletim Prohort, mas agora será disponibilizado à parte, com a possibilidade de análise dos técnicos da Companhia e maior especificidade dos dados.

MetaTrader 300×250

“O resultado expressa um quadro conjuntural em 2017 de demanda baixa – apesar da recuperação no transcorrer do ano – e uma oferta maior, pressionando os preços para baixo”, explica Erick Farias, gerente de Modernização do Mercado Hortigranjeiro.

O índice de oferta registrado foi destaque principalmente na Região Sul, onde houve uma elevação de 11,7%, e nas regiões Sudeste (8,7%), Centro-Oeste (7,2%) e Nordeste (2,5%). Já o valor arrecadado nas vendas teve redução na região Norte (-11,9%), seguida do Centro-Oeste (-11,4%), Sudeste (-6%), Nordeste (-3,8%) e Sul (-2,3%).

Em termos percentuais de participação no total comercializado no país pelos entrepostos de hortigranjeiros, vem primeiro a região Sudeste com 55% com produtos como batata, tomate, cenoura, laranja e banana, depois o Nordeste (22%), Sul (13%), Centro-Oeste (9%) e Norte (1%).

A apuração é feita com base nas informações enviadas pela grande maioria dos entrepostos atacadistas de todas as regiões do país. O anúncio ocorreu durante assembleia extraordinária da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), realizada em Brasília, na sede da Conab, para a eleição do novo presidente da instituição para os próximos anos.

Prohort

O Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) foi instituído pelo Governo Federal  portaria em 2005, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e ampliado em suas funções de outra portaria de 2014, também do Mapa.

O Prohort, executado pela Conab, tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento e modernização do setor hortigranjeiro nacional, proporcionando maior interação entre os diversos agentes governamentais envolvidos no setor e os integrantes da cadeia de produção e distribuição. Busca também a melhoria e ampliação das funções dos mercados atacadistas.


Assuntos desta notícia

Join the Conversation