Clicky

mm bolsa 728

O real foi a moeda que mais se valorizou frente ao dólar no ano de 2016 até o momento. A moeda brasileira subiu 22,5% em relação a moeda americana, superando o iene japonês, que subiu 20,48%. O ranking ainda mostra valorização das moedas de países emergentes, como o rublo russo e o rand sul-africano, que ocupam, respectivamente, a terceira e quarta posição.

Entre os motivos para desvalorização do dólar frente as outras moedas estão a taxa de juros básica e a saída do Reino Unido da União Europeia, como explica Caio Esteves, analista-sênior da assessoria de investimentos FN Capital: “A queda do dólar frente às moedas de países emergentes tem mais de uma causa. A sua desvalorização ante o real pode ser explicada pelo cenário interno. A impressão de que o novo governo não pretende diminuir a taxa de juros básica torna o país atraente a investimentos. Este motivo também pode explicar a força dos outros países emergentes. A decisão da saída do Reino Unido da União Europeia levantou algumas dúvidas para os investidores de fora, trazendo os capital estrangeiro para perto de economias em crescimento com juros mais altos, tornando o Brasil e outros países emergentes, opções interessantes de investimento.”

300×250 4 reais

No Brasil, além dos motivos citados acima, ainda há a confiança dos investidores, impulsionada pela troca de governos. A intenção de que o novo governo vai trazer a inflação para o centro da meta também é um motivo para a valorização da moeda brasileira, segundo Caio Esteves.


Assuntos desta notícia