Clicky

Chart Trading 728×90

O aumento abaixo do previsto do custo de vida dos Estados Unidos, em julho, acrescenta a uma série de leituras decepcionantes, potencialmente colocando o objetivo da inflação do Federal Reserve ainda mais longe, foi o que mostrou nesta sexta-feira o Departamento de Trabalho.

O índice de preços ao consumidor subiu 0,1% mês a mês (0,2%), depois de ter mudado no mês anterior, aumento de 1,7% ano a ano (estável a 1,8%). Excluindo alimentos e energia, o chamado CPI básico aumentou 0,1% (ante os 0,2%); 1,7% se comparado com o mesmo período do ano passado.

Tesouro Direto Taxa Zero 300×250

O preço da hospedagem longe de casa caiu para um recorde de 4,2%. Os preços dos veículos novos caíram 0,5%, a maior parte desde 2009.

A desaceleração da inflação dos Estados Unidos pode estar ficando mais longa, mesmo depois que a maioria dos economistas e os membros do Fed julgarem transitórias. Um refluxo mais sustentado nas pressões sobre os preços poderia tornar mais difícil para o banco central manter o curso para mais um aumento de taxa de juros neste ano.

A queda recorde na categoria de hospedagem longe de casa reflete uma queda nos preços em hotéis e motéis, e segue um menor declínio de 1,9% em junho. A queda contínua nos preços dos veículos também pode refletir a fraqueza nas vendas de automóveis. Outras categorias apresentaram aumentos, incluindo vestuário, assistência médica e serviços de transporte.

Os números seguem dados mostrados nesta quinta-feira (10) mostrando que os preços no atacado diminuíram inesperadamente 0,1% em julho ante o mês anterior, a primeira queda em quase um ano, refletindo declínios generalizados em grupos como atacadistas, farmacos, vestuário de varejo e serviços de companhias aéreas.

O Fed visa a inflação de 2% com base em um indicador de preço do Departamento de Comércio separado, que será atualizado em 31 de agosto. O presidente do Fed de Nova York, William Dudley, disse nesta quinta-feira que “vai levar algum tempo” para que a inflação aumente, mesmo depois do banco central apresentar uma perspectiva positiva para a economia dos Estados Unidos com mercado de trabalho e pressões de preços.

Os preços da energia caíram 0,1% em relação ao mês anterior, refletindo uma queda de 2,3% no gás natural. Os custos dos alimentos subiram 0,2%, o CPI para veículos novos e usados ​​caiu 0,5%, as tarifas aéreas aumentaram 0,7%. Os custos de abrigo aumentaram 0,1%, com um aumento de 0,3% nos proprietários – aluguel equivalente, uma das categorias destinadas a rastrear os preços de aluguel. As despesas com cuidados médicos aumentaram 0,4%.

Essas leituras geralmente variam de resultados para esta categoria dentro da medida de inflação preferida do Fed devido a diferentes metodologias.

O lucro por hora ajustado pela inflação subiu 0,7% em relação a julho de 2016, depois de um ganho de 0,9%, mostrou outro relatório do Departamento de Trabalho.

O CPI é o mais amplo de três medidores de preço do Departamento porque inclui todos os bens e serviços. Cerca de 60% dos índices cobrem os preços que os consumidores pagam por serviços, que vão desde visitas médicas a tarifas aéreas, bilhetes de cinema e aluguéis.


Assuntos desta notícia