Clicky

IGP-M mostra prévia em deflação de 0,61%

MetaTrader 728×90

Na semana passada, a Bovespa deixou de acompanhar o momento positivo dos principais mercados do mundo e encolheu 0,94%, encerrando em 61626 pontos. O Nasdaq americano é que também teve queda, muito em função da perda de ações de tecnologia.

Hoje mercados em boa alta nas principais bolsas asiáticas e alta para os mercados da Europa, assim como os indicadores futuros do mercado americano. No Brasil, hoje teremos o vencimento do mercado de opções para o prazo junho que sempre agrega maior volatilidade e principalmente com os agentes tendo que ajustar expectativas em função da piora do segmento político.

MetaTrader 300×250

Durante o final de semana, a Revista Época divulgou entrevista com Joesley Batista chamando Temer de “chefe da quadrilha mais perigosa do Brasil” e que a corrupção disseminada começou no governo PT. Temer, por sua vez, divulgou nota oficial da presidência chamando Joesley de “criminoso notório”, e que estaria processando o empresário. Temer inicia hoje visita oficial pela Rússia e Noruega tentando manter agenda positiva, o que parece difícil diante do estresse do país.

A semana embute o término das investigações da Polícia Federal sobre o presidente e pode incluir denúncia da PGR já na próxima sexta-feira. Teremos ainda, o julgamento do pedido de prisão de Aécio Neves pela primeira turma do STF, mas a tendência é que não seja preso e seja mantido o afastamento das atividades políticas. Mas o quadro é negativo para Aécio.

Tivemos hoje a divulgação do IGP-M da segunda prévia de junho em deflação de 0,61%, deixando o ano em deflação de 1,89% e em 12 meses virando para deflação de 0,73%. O IPC-S da segunda quadrissemana de junho veio com inflação de 0,13%, contra anterior de 0,39%. Tivemos ainda a divulgação da nova pesquisa Focus do Bacen com IPCA de 2017 encolhendo para 3,64% (anterior em 3,71%) e 2018 com 4,33%, vindo de 4,37%. O PIB de 2017 encolheu na margem para 0,40% e caiu na expectativa de 2018 para +2,20%, de anterior em +2,30%.

Ainda no Brasil, os DIs começando o dia com juros em alta para os vencimentos mais líquidos e dólar em alta de 0,31% e cotado a R$ 3,30. A Bovespa pode não conseguir capturar o bom momento externo em função do estresse político, e precisaria conseguir ultrapassar a faixa de 62200 para ganhar um pouco de corpo e afastar risco de mais precipitação.

Bom dia e bons negócios.

Alvaro Bandeira
Economista-Chefe Home Broker Modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog/falando-de-mercado


Assuntos desta notícia