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Por José Roberto Gomes
SÃO PAULO, 30 Nov (Reuters) – O total de navios previstos
para embarcar açúcar nos portos brasileiros diminuiu 49 por
cento ao longo de novembro, segundo dados da agência marítima
Williams Brazil, refletindo a menor disponibilidade do produto,
já que a safra de cana no centro-sul do país está praticamente
no fim.
Na semana encerrada em 29 de novembro, eram 23 embarcações
já ancoradas, ao largo esperando atracação ou que devem chegar
nos próximos dias.
A quantidade é inferior às 31 observadas na semana
imediatamente anterior e quase 50 por cento abaixo das 45
reportadas pela agência marítima no fim de outubro.
Essa retração é natural no fim do ano, com as usinas
encerrando os trabalhos de colheita de cana. Além disso, nos
últimos meses houve maior preferência das empresas pela produção
de etanol.
O biocombustível passou a ser mais atrativo a partir de
agosto, na esteira de altas tributárias maiores para a gasolina,
concorrente direto do hidratado. Como consequência, na primeira
quinzena de novembro a fabricação de álcool avançou mais de 15
por cento, enquanto a de açúcar recuou 8 por cento.
Segundo a Williams, os 23 navios devem embarcar 812,18 mil
toneladas do adoçante pelo portos do Brasil, maior produtor e
exportador da commodity, até meados do mês de dezembro.
Desse total, 584,85 mil toneladas, ou 72 por cento, serão
escoadas pelo Porto de Santos, a principal porta de saída do
açúcar brasileiro.
Outras 170,13 mil toneladas (21 por cento) serão exportadas
por Paranaguá, enquanto 30 mil (4 por cento) e 27,20 mil (3 por
cento) por Maceió e Recife, respectivamente.
A maior quantidade de açúcar a ser exportado é do tipo VHP,
açúcar bruto de alta polarização, com 732,48 mil toneladas. Há
ainda 6,86 mil toneladas de VHP ensacado. Os embarques do
refinado A-45 e do cristal B-150, embarcados ensacados, somam
27,20 mil e 52,50 mil toneladas, respectivamente.

(Edição de Roberto Samora)
(([email protected]; 55 11 5644 7762; Reuters
Messaging: [email protected]))

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