Clicky

mm TD 728

Se ontem tivemos uma tarde absolutamente sonolenta para os mercados por conta do fechamento mais cedo dos mercados americanos, hoje será mais um dia de volume fraco no mercado local e baixo referencial de preços para os ativos. Isso inclui mercados da Europa e agenda de eventos muito fraca.

No Brasil, a agenda embute a divulgação da produção industrial a ser anunciada pelo IBGE e o IPC fechado de junho da Fipe. Evidentemente que no feriado mais importante dos EUA não teremos nenhum item na agenda e mercados fechados.

Lembramos que ontem, o Dow Jones bateu novo recorde durante o pregão, ao mesmo tempo em que o índice Nasdaq esteve novamente pressionado pelas quedas das ações de tecnologia. Porém, seguimos acreditando que para o nível de informações existentes e análises elaboradas, os mercados já estariam razoavelmente ajustados e qualquer mudança no sentido positivo poderia mexer favoravelmente com as ações, já que os investidores estão travados e/ou vazios de operações mais especulativas.

Nesse início de manhã, podemos citar que os mercados da Ásia operaram majoritariamente em queda leve, exceto a bolsa de Hong Kong. Praticamente todas as bolsas europeias com tendência de queda nesse início de manhã, mas já querendo passar para o campo positivo, enquanto os índices futuros do mercado americano operam levemente em alta. Destacamos as oscilações do Nasdaq futuro em boa recuperação depois de sucessivas quedas das ações de tecnologia.

Voltando ao cenário local, com a agenda fraca, as atenções estarão voltadas para o segmento político, reverberando a prisão do ex-ministro Geddel Vieira Lima e principalmente o quadro político. Nesse aspecto, destacamos hoje a escolha do relator na CCJ na denúncia do presidente Temer, onde se espera seja alguém ligado ao Palácio do Planalto.

Os investidores querem saber sobre a defesa de Temer na denúncia da PGR e quando isso acontecerá na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), já que até agora o prazo ainda não está sendo contado por não ter havido sessão.

A expectativa para o dia é que a Bovespa operem em leve queda, dólar um pouco mais forte e juros ainda mostrando viés de queda.

Bom dia e bons negócios.

Alvaro Bandeira
Economista-Chefe Home Broker Modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog/falando-de-mercado


Assuntos desta notícia