Clicky

Tesouro Direto Taxa Zero 728×90

Por Julia Fioretti
BRUXELAS, 29 Jan (Reuters) – O Facebook informou
nesta segunda-feira que estava publicando seus princípios de
privacidade pela primeira vez e lançando vídeos educacionais
para ajudar os usuários a controlar quem acessa a informação,
conforme se prepara para o início de uma nova lei mais rígida de
proteção de dados na União Europeia (UE).
Os vídeos mostrarão aos usuários como gerenciar dados que o
Facebook usa para mostrar anúncios, como deletar publicações
antigas e o que acontece aos dados quando são deletados da
conta, disse Erin Egan, diretor de privacidade do Facebook, em
publicação no blog.
O Facebook, que tem mais de 2 bilhões de usuários em todo o
mundo, informou que nunca antes havia divulgado os princípios de
privacidade, que são as regras de como a empresa lida com as
informações dos usuários.
O anúncio desta segunda-feira é um sinal dos esforços para
se preparar antes de a Regulação Geral de Proteção de Dados da
UE (GDPR, na sigla em inglês) entrar em vigor no dia 25 de maio,
marcando a maior revisão das normas sobre privacidade de dados
pessoais desde o nascimento da internet.
Sob a GDPR, as companhias serão obrigadas a reportar
violações de dados dentro de 72 horas, bem como permitir aos
clientes exportar seus dados e deletá-los.
Os princípios de privacidade da maior rede social do mundo,
que estão separados dos termos e condições aceitos quando alguém
abre uma conta, variam desde conceder ao usuário o controle de
sua privacidade até criar recursos de privacidade em produtos do
Facebook desde o início, de modo que os usuários sejam os
proprietários da informação que compartilham.
"Nós reconhecemos que as pessoas usam Facebook para se
conectar, mas nem todos querem compartilhar tudo com todo mundo
– incluindo a gente. É importanre que você tenha escolhas em
como seus dados são usados", escreveu Egan.
Também entre os princípios de privacidade da companhia está
ajudar os usuários a entender como seus dados são usados, manter
a informação segura, constantemente melhorar novos controles e
ser responsável perante os reguladores.
"Colocamos os produtos em rigoroso testes de segurança de
dados. Também nos reunimos com os reguladores, autoridades e
especialistas em privacidade em todo o mundo para ter um retorno
sobre nossas práticas e políticas de dados", diz a publicação no
blog.
Na semana passada, a diretora de operações do Facebook,
Sheryl Sandberg, anunciou que a rede social criaria um novo
centro de privacidade, concentrando as principais configurações
de privacidade em um único lugar.
A legislação GDPR eleva drasticamente o nível de multas para
companhias que cometerem violação das regras de proteção de
dados, potencialmente aumentando em até 4 por cento a receita
anual global, ou em 20 milhões de euros, dependendo da que for
maior.
O Facebook enfrenta investigações de reguladores da UE sobre
o uso de dados de usuários e o monitoramento de atividades
online. A partir desta segunda-feira, os usuários serão
lembrados pelo feed de notícias de olharem seu "privacy
checkup", escreveu Egan no blog, para garantir que estejam
confortáveis com o que estão compartilhando e com quem.
((Tradução Redação São Paulo; 55 11 56447553))
REUTERS GM PAL


Assuntos desta notícia