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Por Steven Scheer
JERUSALÉM, 17 Mai (Reuters) – A Mobileye assinou contrato
para fornecer solução de direção autônoma a 8 milhões de carros
de uma montadora europeia, disse um representante da empresa
israelense controlada pela Intel .
Os termos financeiros do acordo e o nome da montadora não
foram divulgados.
O contrato é um dos maiores assinados até agora pela
Mobileye e um sinal sobre como montadoras e fornecedores estão
acelerando a introdução de características que automatizam
determinadas tarefas –como direção em estrada e freios de
emergência. O objetivo é gerar receita enquanto a tecnologia
para permitir a direção totalmente autônoma em todas as
condições está a anos de distância da aplicação em massa.
O acordo para os sistemas avançados de direção assistida
começará em 2021, quando o chip EyeQ5 da Intel, que é desenhado
para direção completamente autônoma, for lançado. O modelo será
uma nova versão do EyeQ4, que será implementado nas próximas
semanas, disse Erez Dagan, vice-presidente sênior para
desenvolvimento avançado e estratégia da Mobileye.
A Intel e a Mobileye estão competindo com uma série de
outros produtores de chips e de sistemas de visão de máquina,
incluindo a Nvidia, para fornecer os cérebros e os olhos de
carros autônomos.
O futuro sistema estará disponível para uma variedade de
modelos de carros que terão automação parcial, na qual o veículo
é dirigido automaticamente, mas o motorista precisa ficar
alerta, assim como em modelos integrando um sistema mais
avançado de automatização condicional.
A Mobileye, comprada pela Intel no ano passado por 15,3
bilhões de dólares, diz que cerca de 27 milhões de carros de 25
montadoras usam algum tipo de sistema de direção assistida e que
a Mobileye tem uma participação de mercado de mais de 70 por
cento.
"Até o fim de 2019, nós esperamos mais de 100 mil carros
nível 3 com o Mobileye instalado", disse o presidente-executivo
da Mobileye, Amnon Shashua.
No nível 3, o carro é autônomo, mas o motorista tem cerca
de 10 segundos para assumir a direção se o sistema não puder
continuar.
A Mobileye está trabalhando com diversas montadoras, tais
como General Motors –para seu sistema Super Cruise–, Nissan,
Audi, BMW, Honda, Fiat Chrysler e a chinesa Nio, para fornecer
suas tecnologias nível 3 até o próximo ano.
Em sua sede em Jerusalém, a Mobileye também está testando
uma tecnologia mais avançada, nível 4, em sedãs híbridos Ford
Fusion, que usa 12 pequenas câmeras e quatro chips EyeQ4. Em um
teste presenciado por repórteres da Reuters, esses carros foram
capazes de transitarem por ruas de Jerusalém ao meio do dia sem
interferência de motorista.
(Reportagem adicional de Joe White em Detroit)
((Tradução Redação São Paulo, 5511 5644-7727))
REUTERS FB AAJ


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