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Por Nandita Bose
SAN BRUNO/SUNNYVALE, Estados Unidos, 14 Fev (Reuters) – Uma
das melhores chances do Walmart alcançar a Amazon.com
no comércio eletrônico são as seis fazendas gigantes de
servidores da empresa, cada uma maior do que dez campos de
futebol.
Essas instalações, que custaram milhões de dólares ao
Walmart e levaram quase cinco anos para serem construídas, estão
começando a se pagar. As vendas online do varejista têm tido um
forte desempenho nos últimos três trimestres consecutivos,
superando os níveis de crescimento da indústria.
Esse desempenho está sendo impulsionado por milhares de
servidores próprios que permitem que a empresa processe um
volume elevado de dados de clientes internamente.
A maioria dos varejistas aluga a capacidade de computação
que precisam para armazenar e gerenciar essas informações. Mas a
decisão do Walmart de construir sua própria infraestrutura
mostra sua determinação em obter uma grande fatia das compras
online, em parte, imitando o uso da Amazon da tecnologia de big
data para impulsionar as vendas digitais.
O esforço está ajudando o Walmart a permanecer competitivo
com a Amazon em preços e a controlar rigorosamente as principais
atividades da companhia, como os estoques. E está permitindo que
possa atingir compradores com ofertas mais personalizadas e
serviços aprimorados, disseram dois altos executivos à Reuters
em entrevistas nos campi da Walmart em San Bruno e Sunnyvale, na
Califórnia.
"Isso fez uma grande diferença para a rapidez com que
podemos expandir nossos negócios de comércio eletrônico", disse
Tim Kimmet, diretor de operações na nuvem para o Walmart.
Ele disse que o Walmart, por exemplo, está usando dados em
nuvem para estocar itens freqüentemente encomendados por
clientes através de dispositivos de compra por voz, como o
Google Home.
A rede está ajudando o varejista a melhorar suas operações
nas lojas físicas também. Usando dados obtidos de milhões de
transações, a empresa acelerou o processo pelo qual os clientes
podem devolver compras online em suas lojas em 60 por cento. E o
Walmart pode ajustar os preços em seus locais físicos quase que
instantaneamente em regiões inteiras.
"Agora somos capazes de executar mudanças mais rápidas",
disse à Reuters Jeremy King, diretor de tecnologia do Walmart.
Ele acrescentou que o Walmart agora pode fazer mais de 170 mil
alterações mensais em software que suportam seu site, em
comparação com menos de 100 mudanças anteriormente.
O Walmart, o maior varejista física do mundo, detém uma
participação de apenas 3,6 por cento no mercado de comércio
eletrônico dos EUA, em comparação com os 43,5 por cento da
Amazon, de acordo com a empresa de pesquisa digital eMarketer.
Ainda assim, o esforço em computação em nuvem da Walmart é
significativo no momento em que o varejo dos EUA está passando
por uma imensa ruptura e a tomada de decisões baseada em dados
tornou-se mais importante do que nunca para entender como os
compradores fazem compras.
A receita online do Walmart cresceu 50 por cento em relação
ao ano anterior durante o terceiro trimestre, ajudando empresa a
divulgar o crescimento trimestral mais forte desde 2009.
"A batalha entre o Walmart e a Amazon está ocorrendo em
todas as frentes e a computação em nuvem é a última fronteira",
disse Kerry Liu, diretor-executivo da Rubikloud Technologies,
que oferece serviços de tecnologia de inteligência artificial
aos varejistas.
A decisão do Walmart de construir uma rede que não depende
de um único provedor de tecnologia de nuvem transformou sua
capacidade de entender os consumidores, que agora se movem entre
a loja, computadores, dispositivos móveis e aplicativos para
fazer compras.
Kimmet, da Walmart, disse que a segurança foi outro grande
fator por trás do esforço, permitindo que a companhia proteja
melhor os dados do cliente. Essa preocupação com o sigilo se
estende aos locais de suas seis "mega nuvens" ou fazendas
gigantes de servidores e 75 "micro nuvens", cujos locais a
empresa não divulga publicamente.
((Tradução Redação São Paulo, +5511 5644 7719))
REUTERS RBS AAJ

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These companies dominate the cloud http://tmsnrt.rs/2EYe9Ii
Wal-Mart sales growth bucks trend in retail sector, shares jump
urn:newsml:reuters.com:*:nL1N1NM0OQ
Walmart makes push to sell online goods at $10 and up to capture
elusive e-commerce profit urn:newsml:reuters.com:*:nL2N1PY2KK
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