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Por Paresh Dave
SAN FRANCISCO, 1 Jun (Reuters) – O Google está
atraindo milhares de novos clientes para academias e salões de
beleza todos os meses por meio de uma ferramenta de agendamento
lançada no ano passado, um movimento silencioso de transição da
empresa para a próxima geração.
O serviço, conhecido como Reserve com o Google poupa os
usuários de chamadas telefônicas, pesquisas online e de
preencher formulários. O Google.com/maps/reserve exibe os
horários vagos nas empresas próximas e permite que os usuários
reservem e paguem, sem precisar ligar ou visitar outro website.
O Google se recusou a comentar sobre o desempenho da
ferramenta, lançada em março passado.
Em entrevistas à Reuters, sete empresas de software que
fornecem dados de agendamento ao Google descreveram o volume
como significativo, com até 75 por cento das reservas
representando novos clientes.
Os primeiros resultados são um sinal para a estratégia do
Google para buscas, em um momento em que a empresa luta contra
rivais de tecnologia para direcionar os consumidores para lojas,
produtos, receitas, músicas e muito mais. O Google quer fazer
mais do que fornecer aos usuários uma lista de páginas da Web
que eles mesmos devem pesquisar. O próximo passo é concluir
tarefas para eles e fornecer soluções diretas.
O Google Assistant – versão da empresa para concorrer com o
Siri da Apple e a Alexa da Amazon.com – é uma
peça central do esforço. Os usuários poderão fazer reservas por
meio de comandos de voz para o Google Assistant até o fim do
ano, disseram pessoas a par do assunto. Isso é algo ainda não
construído no Siri ou Alexa.
O Google diz que o seu assistente vai fazer até chamadas
para as empresas fazerem reservas se uma opção adequada não
estiver disponível por meio do Reserve, recurso que mostrou em
maio no Google I/O, conferência da empresa para desenvolvedores.
(Reportagem adicional de Jane Lanhee Lee)
((Tradução Redação São Paulo, 5511 5644 7719))
REUTERS RBS AAP


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