Clicky

Chart Trading 728×90

A S&P Global Ratings colocou hoje os ratings da J&F Investimentos (J&F) e de suas subsidiárias, JBS e Eldorado Brasil Celulose (Eldorado), na listagem CreditWatch com implicações negativas.

Fundamentos

Chart Trading 300×250

A colocação em CreditWatch segue-se aos recentes desdobramentos no âmbito das investigações de corrupção envolvendo os acionistas majoritários do Grupo J&F e a visão da Agência de que eles adicionam riscos à flexibilidade financeira e às atividades de refinanciamento do grupo, especialmente considerando a alta concentração de vencimentos de dívida no curto prazo.

“Pretendemos solucionar a colocação em CreditWatch nos próximos 90 dias, quando dispusermos de mais informações sobre a estratégia de refinanciamento das empresas e sobre os passivos contingentes resultantes das investigações de corrupção. Poderemos rebaixar os ratings das empresas se percebermos um acesso mais restrito a financiamentos proveniente de riscos reputacionais. Problemas com refinanciamentos e uma severa deficiência de caixa podem provocar um rebaixamento de múltiplos degraus. Consideraremos ainda na resolução do CreditWatch a nossa avaliação dos fatores de administração e governança corporativa do grupo, como nível de tolerância e padrões de gestão de risco, além de qualquer aumento na alavancagem decorrente de passivos contingentes”, diz o comunicado.

Além disso, o rebaixamento nos ratings da Eldorado e da JBS poderá vir de um índice de dívida líquida sobre EBITDA consistentemente acima de 5,0x para a primeira empresa ou de 4,0x para a segunda. “Com relação à J&F, acreditamos que as investigações de corrupção também poderiam reduzir o valor de seu portfólio de investimentos (principalmente provocado pela volatilidade no preço das ações da JBS), levando a uma flexibilidade financeira mais fraca.”

Se o grupo for capaz de chegar a um acordo com as autoridades e ao mesmo tempo manter a alavancagem dentro dos limites acima mencionados e executar com sucesso os esforços de refinanciamento, atenuando as preocupações da S&P obre potenciais pressões de liquidez, os ratings poderão ser reafirmados.


Assuntos desta notícia