Clicky

Profitchart Pro 728×90

A GTM Holdings, SA (GTM), uma das maiores distribuidoras de químicos da América Latina, anunciou nesta terça-feira (10) um acordo para a aquisição da quantiQ, maior empresa de distribuição de produtos químicos do Brasil, que pertence à Braskem, maior companhia petroquímica nas Américas.

A GTM é controlada pela Advent International – um das maiores e mais experientes empresas globais de private equity –, que suportou financeiramente a aquisição da quantiQ. O valor da transação é de R$ 550 milhões, dos quais R$ 450 milhões serão pagos na conclusão da venda e o restante em até 12 meses. A transação está sujeita a condições precedentes nesse tipo de operação, incluindo sua aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

MetaTrader 300×250

Fundada em 1991 como Ipiranga Química, a quantiQ tem um longa atuação na indústria química, sendo uma marca reconhecida. A empresa conta com um completo portfólio de produtos nas áreas de commodities, performance e especialidades, oferecendo serviços de valor agregado para mais de 5 mil clientes em 50 diferentes mercados finais, como cosméticos, farmacêuticos e nutrição. A quantiQ lidera o fragmentado mercado de distribuição de químicos no Brasil, onde os 10 principais players juntos detém somente 30% de Market share.

Esta aquisição estratégica acompanha recentes investimentos realizados pela GTM na América Latina, como as compras da High Chem Specialties no México e da Peruquímicos S.A.C., no Peru. Além de trazer para a GTM uma diferenciada gama de produtos desenvolvidos para atender às necessidades existentes no Brasil, criando a maior plataforma independente de distribuição de produtos químicos na região, a transação consolidará a liderança na companhia no mercado latino-americano.

Juntas, GTM e quantiQ contarão com 62 centros de distribuição em 12 países da América Latina, atendendo mais de 15 mil clientes em mais de 50 diferentes segmentos de mercado e oferecendo aos clientes e fornecedores uma ampla rede de distribuição, bem como mais produtos inovadores de tecnologia de ponta.

“A aquisição da quantiQ consolida nossa presença no Brasil, suportando a estratégia de crescimento ao criar uma plataforma líder que oferece uma ampla gama de serviços para os clientes de toda a América Latina”, afirma Michael van Marle, Chairman e CEO da GTM. “Juntas, a GTM e a quantiQ oferecerão aos nosso clientes e fornecedores uma nova opção integrando a experiência e a qualidade das duas companhias em um portfólio único e inovador de produtos, tecnologias, serviços e soluções”.

“Acreditamos que esta união permitirá que ambas as empresas avancem e cresçam”, diz Armando Bighetti, CEO da quantiQ. “Estamos muito animados em continuar construindo este projeto na área de distribuição de químicos, enquanto colaboramos com a equipe de liderança da GTM para construir uma plataforma de classe mundial. A chegada da GTM é um passo importante na longa e bem sucedida história da quantiQ e estamos entusiasmados com o fato de que este acordo criará muitas oportunidades para o desenvolvimento de negócios no Brasil e no resto da América Latina”.

“A aquisição da quantiQ cria a maior plataforma independente de distribuição de produtos químicos da América Latina, permitindo que a companhia resultante desta união se concentre no sucesso de seus clientes, criando oportunidades de crescimento para fornecedores e funcionários, se expandindo para outros regiões e subsetores industriais”, complementa Patrice Etlin, Managing Partner da Advent no Brasil.

A GTM e a quantiQ iniciarão o processo de integração de suas operações após a conclusão da transação. Durante a transição, cada empesa continuará atuando de forma independente.

A Advent International é um dos investidores líderes em private equity na América Latina. Desde 1996, o fundo investiu em mais de 50 empresas na região. Nos últimos 25 anos, a Advent vem marcando presença no setor de químicos e materiais industriais, investindo em mais de 30 companhias em todo o mundo, entre as quais Quala, VIAKEM, GTM, Allnex, Maxam, Mondo Minerals, Oxea e H.C. Stark.

O banco Itaú e o escritório Lobo & de Rizo Advogados atuaram como assessores financeiro e legal, respectivamente, da GTM na transação.


Assuntos desta notícia