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SÃO PAULO, 8 Jan (Reuters) – A General Motors atingiu
50 mil clientes do serviço de conectividade de veículos OnStar
na região do Mercosul, com a maior parte no Brasil, afirmou a
montadora norte-americana nesta segunda-feira, estimando
expansão da cobertura do serviço pela América do Sul no próximo
ano.
O serviço, chamado de OnStar, tem cerca de 7 milhões de
membros ativos no mundo, e começou a ser oferecido no Brasil há
cerca de dois anos, em um período de gratuidade que começou a
vencer no início de 2017, afirmou o diretor do produto para a
América do Sul, Péricles Mosca.
O executivo não revelou dados precisos, mas comentou que
globalmente o índice de clientes de veículos da GM que optam por
serem assinantes do OnStar é de 40 por cento. A montadora
oferece o produto nos Estados Unidos há 20 anos.
No Brasil, o produto que oferece recursos de conexão com
serviços de emergência, navegação e de oferta de serviços
parceiros aos condutores de veículos Chevrolet, é vendido a
partir de 50 reais por mês. A montadora tem parceria com a
operadora Claro, do grupo América Móvil , para ofertar
funções de conexão sem fio do OnStar nos veículos, disse Mosca.
"A curva (de conversão de assinantes) está muito saudável,
estamos até um pouco acima do que esperávamos", disse o
executivo da GM, que encerrou 2017 na liderança do mercado
brasileiro de automóveis e comerciais leves, com participação de
cerca de 18 por cento do total vendido no país.
Segundo Mosca, os números do serviço na Argentina "também
são fortes", com a montadora iniciando mais recentemente o
processo de renovação sob assinatura junto aos donos dos
veículos equipados com a tecnologia. Além do Brasil e Argentina,
a GM oferece o serviço na Colômbia e no Equador, comentou.
"A conectividade nos carros tem passado por um crescimento
bem rápido. No futuro, carro não conectado vai ser exceção. O
futuro vai ser marcado por carros autônomos, elétricos e
compartilhados", disse o executivo da GM Mercosul.
Em outubro, o presidente da GM para o Mercosul, Carlos
Zarlenga, afirmou que a montadora planeja liderar o mercado de
veículos elétricos na região nos próximos anos. Na ocasião, ele
comentou que a venda de um veículo na região gera uma média de
"25 mil a 30 mil dólares incluindo pós-venda, mas se contar os
ganhos que tecnologias como veículos autônomos podem gerar, isso
sobe para 500 mil ao longo da vida útil do veículo.
Como parte da expansão do OnStar no Mercosul, a montadora
está fechando parcerias com empresas como o serviço de pagamento
eletrônico Sem Parar e a rede de postos de combustível Ipiranga,
do grupo Ultrapar .

(Por Alberto Alerigi Jr., edição de Aluísio Alves)
(([email protected]; 5511-5644-7753; Reuters
Messaging: [email protected]))

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