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Por Gabriela Mello
SÃO PAULO, 13 Mar (Reuters) – A gigante chinesa de
eletrodomésticos Midea abriu uma plataforma de
varejo online para vender diretamente mais de 100 produtos de
sua linha residencial ao consumidor final no Brasil, em mais um
passo para expandir as operações no país, segundo maior mercado
para a marca.
O grupo, maior fabricante mundial de eletrodomésticos,
desembarcou no Brasil em 2007, inicialmente vendendo itens
importados da China sob demanda de grandes redes varejistas, e a
partir de 2011 ampliou sua atuação por meio de uma joint venture
com a empresa norte-americana de soluções de refrigeração e ar
condicionado Carrier CARIN.UL .
A parceria permitiu o aumento do portfólio de produtos e a
entrada em novas categorias, mas até meados de fevereiro os
eletrodomésticos da marca Midea eram comercializados apenas em
sites de terceiros.
A Midea foi fundada em 1968 e emprega mais de 133 mil
funcionários em um total de 29 unidades de produção no mundo. Em
2016, a receita global da companhia subiu 16 por cento, para 24
bilhões de dólares. No Brasil, o grupo tem duas fábricas, uma em
Canoas (RS), onde concentra nove linhas de montagem, e outra em
Manaus (AM). Somadas, as duas têm capacidade para produzir mais
de 1 milhão de unidades de ar condicionado por ano.
O investimento de 3 milhões de reais em uma plataforma
própria de comércio eletrônico no Brasil ocorre após iniciativa
similar da joint venture Midea-Carrier na Rússia há cerca de um
ano, disse à Reuters o chefe da área na companhia, Érico Souza.
A chamada Midea Store entrou em fase de testes em 15 de
fevereiro com 110 produtos, incluindo aspiradores de pó,
eletroportáteis, lava e seca e freezers e será oficialmente
lançada nesta semana. "O varejo online é o ponto de partida para
entendermos melhor o consumidor brasileiro e trazermos produtos
mais assertivos, ampliando nosso portfólio", explicou Souza.
Segundo o executivo, a linha residencial de eletrodomésticos
e ar condicionado continuará sendo vendida em sites de outros
varejistas, mas a loja virtual da Midea disponibiliza alguns
produtos exclusivos.
Souza ressaltou que o objetivo do grupo não é competir com
parceiros varejistas, e sim realçar a marca. "Não importa se
vendemos no nosso ecommerce ou nas varejistas, o que importa é
vendermos mais Midea", afirmou.
Questionado sobre o desempenho da loja online ainda na fase
piloto, ele disse que as entregas foram melhores que o esperado.
Por enquanto, acrescentou Souza, não há planos para abertura de
lojas físicas no Brasil, mas futuramente é possível a criação de
um programa de fidelização de clientes e serviços como garantia
estendida e seguro.
Em relação às perspectivas para os negócios no Brasil, o
executivo afirmou que a estratégia da joint venture
Midea-Carrier atualmente está focada no crescimento orgânico das
operações brasileiras.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)
(([email protected]; 551156447553; Reuters
Messaging: [email protected]))

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