Clicky

mm TD 728

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, existe uma forte expansão de franquias com recorde de números em diversos setores. No ano de 2016, as franquias chegaram a faturar cerca de 150 bilhões de reais, crescimento este que se deve a cada ramo de atividade em que as empresas estão inseridas.

Este ano, mesmo ainda sob os efeitos da crise econômica do país, o mercado franchising brasileiro conseguiu se estabelecer com uma ótima porcentagem. Só no primeiro trimestre de 2017, o setor cresceu 9,4% em comparação ao mesmo período em 2016, e o faturamento até então passou de R$33,710 bilhões para R$36,890 bilhões. Setores como Hotelaria e Turismo já apresentam um faturamento maior do que o obtido no ano anterior, com 31%, seguidos por Saúde, Beleza e Bem-estar, com 17%.

Diante deste levantamento, é possível destacar que nos últimos três anos, vem existindo um interesse maior das empresas em desenvolver novos formatos e diversificar seu canal de vendas, assim como a Pintura a Jato, rede que nasceu em 2015, que já está presente em 24 cidades brasileiras e deu início ao negócio com um investimento de R$55 mil reais, um número bastante acessível para os profissionais que desejam investir num empreendimento com um alto valor agregado.

A empresa é considerada uma microfranquia que, mesmo em ano de crise, continua investindo em seu crescimento. “A Pintura a Jato possui o faturamento médio mensal de R$ 16.500 reais, ou seja, está acima da média do esperado para uma rede de franquias. Isso possibilita um retorno de 12 a 18 meses sobre o investimento. Em 1 ano, obtivemos um crescimento de 3.000% e pretendemos aumentar ainda mais este número”, explica o sócio fundador, Rafael Guerreiro.

A rede trouxe ao mercado um método de pinturas rápidas, o chamado airless, que não utiliza ar na aplicação da tinta, reduz a névoa e possibilita uma melhor cobertura, e tornou-se pioneira neste segmento para um negócio de franquia.

“Conseguimos criar uma metodologia avançada e estamos sempre treinando nossos profissionais para atender um mercado que merecia ter uma atenção maior”, conta Rafael.

Em 2016, havia apenas 1 unidade da empresa em andamento. Atualmente, a rede já conta com 30 unidades espalhadas por todo o Brasil, em cidades como Teresina, Brasília, Cuiabá, entre outras, e segue sendo uma das franquias com valor mais acessível em meio à crise.


Assuntos desta notícia