Clicky

Chart Trading 728×90

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou nesta sexta-feira as decisões tomadas por suas áreas técnicas nas investigações envolvendo a JBS com as notícias divulgadas a partir de quinta-feira (17).

Foram abertos cinco processos administrativos, sendo que o primeiro nesta quinta-feira (18), em que a CVM busca esclarecimentos adicionais sobre notícias e especulações envolvendo acionistas controladores da JBS.

MetaTrader 300×250

Em um segundo processo, aberto hoje, a Comissão considera “indícios de eventual prática do crime de insider trading ao Ministério Público Federal (MPF), detectados em operações realizadas no mercado de dólar futuro e em negócios com ações de emissão da JBS realizados no mercado à vista.

Já no terceiro processo, também desta sexta-feira, a área técnica analisa a atuação da JBS no mercado de dólar futuro.

O quarto processo administrativo de hoje estão sendo analisadas as atuações do Banco Original, controlado pela J&F Participações, no mercado de derivativos.

E, finalmente, no quinto processo a CVM analisa as negociações do acionista controlador da JBS (a FB Participações) com ações de emissão da companhia.

Além da instauração dos processos relatados, a Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Riscos (ASA) da CVM “tem monitorado os principais indicadores de mercado e possíveis impactos sobre as atividades dos jurisdicionados, como a exposição da indústria de fundos a ativos afetados pelas últimas movimentações de mercado.”

Conforme a Lei 6.385/76, que criou a CVM, e a Lei 6.404/76 (Lei das S.A.) disciplinam o funcionamento do mercado de valores mobiliários e a atuação de seus participantes, como as companhias abertas, seus controladores, administradores, investidores, bolsas de valores e intermediários.

Sendo assim, a CVM realiza as suas atividades de supervisão, dentre outras, mediante o acompanhamento da divulgação de informações relativas a companhias abertas, aos demais participantes do mercado de capitais e aos valores mobiliários negociados, o que pode levar à atuação preventiva e à instauração de procedimento sancionador.


Assuntos desta notícia