Clicky

Tesouro Direto Taxa Zero 728×90

(Texto atualizado com mais informações)
SÃO PAULO, 15 Mai (Reuters) – O Carrefour Brasil
registrou lucro líquido de 332 milhões reais no primeiro
trimestre, alta de 66,8 por cento ante o mesmo período do ano
passado, com melhora do resultado operacional e redução das
despesas financeiras, informou a empresa nesta terça-feira.
A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros,
impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado subiu 16,3
por cento na comparação anual para 843 milhões de reais,
elevando a margem Ebitda em 0,66 ponto percentual para 7,1 por
cento no primeiro trimestre.
"A expansão do Atacadão e o contínuo crescimento do
e-commerce impulsionaram o crescimento de 6 por cento nas vendas
brutas, apesar da persistente deflação de alimentos", disse o
presidente-executivo do Grupo Carrefour no Brasil, Noël Prioux,
em comunicado.
As vendas brutas da divisão de atacarejo Atacadão cresceram
5,7 por cento, sustentadas por ganhos nos volumes de itens
vendidos, que compensaram a deflação de 4 por cento nos
alimentos.
Já as vendas brutas do Carrefour Varejo cresceram 6,6 por
cento, impulsionadas por eletrodomésticos, que tiveram
crescimento de dois dígitos. A margem bruta do Carrefour Varejo,
contudo, recuou 1,36 ponto percentual, para 24,3 por cento,
devido ao aumento da contribuição do comércio eletrônico e de
eletroeletrônicos no mix de vendas, que têm margem mais
reduzida, disse a empresa.
O comércio eletrônico foi o segmento que mais cresceu dentro
do Carrefour Varejo e representou 6,3 das vendas excluindo
gasolina no trimestre, ante 3 por cento no mesmo período do ano
anterior.
A receita operacional líquida do grupo subiu 5,6 por cento
para 12,544 bilhões de reais, enquanto as despesas com vendas,
gerais e administrativas avançaram 3,5 por cento para 1,71
bilhão de reais.
As despesas financeiras líquidas no trimestre recuaram para
83 milhões de reais, ante 211 milhões de reais no primeiro
trimestre de 2017, por conta principalmente da redução da
dívida.
"Desde nosso IPO (oferta inicial de ações), o perfil da
dívida do Grupo Carrefour Brasil e os resultados financeiros
melhoraram de forma significativa. Utilizamos os recursos do IPO
para liquidar todos os empréstimos 'mútuos' junto ao Grupo
Carrefour, reduzindo nossa dívida bruta em aproximadamente 3
bilhões de reais", disse a empresa.
Os investimentos no trimestre somaram 286 milhões de reais,
com cerca de 80 por cento investido em novas lojas. Para o ano,
os investimentos projetados são de 1,8 bilhão de reais, com
maior parcela atribuída ao Atacadão. A empresa pretende abrir 20
novas lojas Atacadão no ano –no trimestre foram abertas quatro;
20 lojas de conveniência Express e 10 novos supermercados sob a
bandeira Market.
"Seguiremos focados na implementação do Plano de
Transformação Carrefour 2022, que inclui: expansão contínua do
Atacadão, do novo formato de supermercado Market e das lojas de
conveniência; aprimoramento da estratégia omnicanal e digital; e
atingir ponto de equilíbrio do cartão Atacadão, cuja penetração
segue crescendo de maneira impressionante", disse o presidente
da empresa.

(Por Flavia Bohone
Edição de Raquel Stenzel)
(([email protected]; +55 11 56447719; Reuters
Messaging: [email protected]))

Tesouro Direto Taxa Zero 300×250

Assuntos desta notícia

Join the Conversation