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(Texto atualizado com mais informações)
SÃO PAULO, 11 Nov (Reuters) – A Caoa comprou 50 por cento
das operações no Brasil da marca automotiva chinesa Chery e
anunciou um investimento de até dois bilhões de dólares nos
próximos cinco anos.
Em comunicado conjunto, as companhias afirmaram que a
montadora, que agora será chamado de Caoa Chery, usará o Brasil
como base de exportação para toda a América Latina, a partir das
unidades do grupo em Anápolis (GO), e Jacareí (SP), onde ficava
a antiga fábrica da Chery.
"A China está migrando de manufatureira para desenvolvedora
de tecnologias e marcas próprias. A visão da Chery é de buscar
cooperações internacionais e parcerias para crescer e ganhar
competitividade global e o Brasil é um país estratégico para
alavancar tal crescimento", diz trecho do comunicado.
Segundo a Caoa, a parceria com a Hyundai e com outras marcas
não serão afetadas pelo anúncio deste sábado.
"Da parte da Caoa, o acordo possibilitará a introdução de
novas tecnologias, além do desenvolvimento de novos produtos",
disse o presidente da Caoa, Mauro Correia, no comunicado.
O anúncio marca outro capítulo da retomada de investimentos
do setor automotivo no Brasil, que mostra os primeiros sinais de
recuperação após sucessivos anos de forte queda. A expectativa
da associação de montadoras Anfavea é de alta de 7,4 por cento
nas vendas de automóveis e comerciais leves.
Em setembro, a marca sul-coreana de veículos Ssangyong
havia anunciado que voltaria a vender no Brasil em
2018, em parceria com a brasileira Venko Motors.
Os movimentos acontecem às vésperas do fim do regime
automotivo Inovar Auto, sancionado pelo governo federal em 2012,
que elevou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos
veículos importados em 30 pontos percentuais.

(Por Aluísio Alves e Alberto Alerigi Jr.)
(([email protected]; + 55 11 5644-7712;
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