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(Texto atualizado com mais informações)
SÃO PAULO, 15 Mai (Reuters) – A BRMalls vê o
segundo trimestre mais desafiador em termos de vendas no
conceito mesmas lojas do que o primeiro trimestre, por conta de
uma base de comparação mais elevada e fatores sazonais, disse
nesta terça-feira o presidente da administradora de shopping
centers, Ruy Kameyama.
Segundo Kameyama, a base de comparação é elevada, uma vez
que o desempenho um ano antes foi favorecido pela liberação dos
recursos das contas inativas do FGTS. Além disso, a Páscoa
beneficiou o resultado dos três primeiros meses deste ano e
ficará de fora do segundo trimestre, enquanto a realização da
Copa do Mundo também deve reduzir o fluxo nos shoppings.
No primeiro trimestre, as vendas no conceito mesmas lojas
subiram 2,7 por cento, após ganho de 0,4 por cento um ano antes.
Já no segundo trimestre do ano passado, essa linha teve alta de
5,3 por cento.
Os comentários do executivo foram feitos durante
teleconferência com analistas para comentar os resultados
referentes ao primeiro trimestre da empresa, que mostrou lucro
ajustado de 150,4 milhões de reais, alta de 36 por cento em
relação ao mesmo período do ano passado, dentro de um cenário de
retomada da economia mais lenta do que o esperado.
Kameyama destacou que o desempenho das vendas no conceito
mesmas lojas para os próximos trimestres vai depender de
variáveis como a velocidade da recuperação econômica e o
desenrolar das eleições.
Para ele, a empresa está no caminho certo para manter
inadimplência em patamares mais baixos, após o indicador de
inadimplência líquida ficar em 4,8 por cento no primeiro
trimestre deste ano, ante 7,3 por cento um ano antes.
De janeiro a março, a despesa com provisão para atrasos
(PDD) e perdão de dívida caiu 82 por cento na comparação anual,
para 6,6 bilhões de reais.
Às 12:35, as ações da BRMalls subiam 3,4 por cento, enquanto
o Ibovespa caía 0,3 por cento.
Para analistas do JPMorgan, a empresa reportou bons números
referentes ao primeiro trimestre, acima do esperado pelo banco.
"A BRMalls reportou uma margem Ebitda sólida de 77 por
cento, no maior nível desde o quarto trimestre de 2015, uma vez
que as provisões somaram apenas 6,6 bilhões de reais ante 36,7
bilhões de reais um ano antes… e indicando que as margens
devem continuar a melhorar em relação aos resultados de 2016 e
2017, conforme a empresa começa a se beneficiar da recuperação
da economia", escreveram os analistas liderados por Marcelo
Motta.
De janeiro a março, a rotatividade das lojas da BRMalls foi
de 8,5 por cento, acima do verificado um ano antes, de 7 por
cento. Segundo Kameyama, o número ainda está acima da média
histórica da empresa, mas o movimento necessário para ter uma
base mais saudável de lojistas.
Na véspera, a BRMalls anunciou uma parceria e investimento
não majoritário na Delivery Center, com objetivo de desenvolver
modelo de entregas que usará shopping centers como centrais de
distribuição.
Segundo Kameyama, essa parceria, que vai trabalhar com
modelos de entregas no mesmo dia ou em até uma hora através de
shopping centers, vai aproximar a empresa dos lojistas na busca
por novas soluções de longo prazo.

(Por Flavia Bohone; Edição de Raquel Stenzel)
(([email protected]; 55 11 5644-7727; Reuters
Messaging: [email protected]))

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