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Por Allison Lampert e Rama Venkat Raman
8 Jun (Reuters) – A Airbus vai concluir acordo para
assumir o controle do programa de aviões comerciais CSeries, da
canadense Bombardier , em 1º de julho, disseram as
empresas nesta sexta-feira, após a operação receber sinal verde
de autoridades na véspera.
A Bombardier fechou acordo em outubro para vender à Airbus
uma participação de 50,01 por cento no programa CSeries pelo
valor simbólico de 1 dólar canadense, depois que o projeto
enfrentou vendas fracas, o que dificultou o controle de custos.
A Airbus, por outro lado, poderá oferecer a companhias
aéreas acordos empacotando os CSeries com seus próprios jatos e
deve usar seu poder de compra para reduzir custos de peças, ao
mesmo tempo em que melhora eficiências internamente.
A Bombardier terá cerca de 31 por cento do empreendimento,
enquanto o braço de investimento da província de Québec,
Investissement Québec, terá cerca uma fatia de 19 por cento.
A Bombardier elevou sexta-feira sua projeção para o lucro
consolidado antes de juros e impostos de 2018 em 100 milhões de
dólares, para uma faixa entre 900 milhões e 1 bilhão de dólares,
para refletir a separação do programa de jatos CSeries.
A companhia canadense, uma das maiores rivais da brasileira
Embraer , também disse que cortou sua estimativa de
receita em 500 milhões de dólares, para 16,5 bilhões de dólares
a 17 bilhões de dólares. A empresa acrescentou que os resultados
do CSeries não serão mais consolidados em seus resultados a
partir de 1º de julho.
O governo de Québec, por meio de seu braço de financiamento,
assumiu uma fatia de 49 por cento no programa CSeries em 2015
por 1 bilhão de dólares. A participação de Québec, mais
recentemente caiu para 38 por cento e diminuiu para 19 por cento
após o acordo com a Airbus.
O negócio foi anunciado em um momento em que a Bombardier
estava no meio de uma disputa comercial com a fabricante
norte-americana de aviões Boeing .
A disputa terminou em março, quando a Boeing disse que não
recorreria da decisão da comissão de comércio dos EUA, de
permitir que a Bombardier venda o CSeries nos EUA sem pesadas
sobretaxas. Após isso, a Boeing passou a tentar fazer uma ampla
parceria com a Embraer, mas após meses de negociações envolvendo
o governo brasileiro, nenhum acordo foi anunciado.
A conclusão do acordo da Bombardier com a Airbus permite que
a equipe de vendas do grupo europeu promova o CSeries durante
campanhas de venda para empresas aéreas como Grupo AeroMéxico
e Ethiopian Airlines ETHA.UL .
(Reportagem adicional de Parikshit Mishra em Bangalore,
Índia, e Tim Hepher em Sydney)
((Tradução Redação São Paulo, 5511 5644-7727))
REUTERS FB AAJ


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