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SÃO PAULO, 12 Jan (Reuters) – A confiança do consumidor do
Brasil subiu pelo segundo mês consecutivo e fechou janeiro no
maior patamar em quase três anos, com a forte melhora na
percepção das condições atuais, de acordo com o indicador da
Thomson Reuters/Ipsos.
O Índice Primário de Sentimento do Consumidor (PCSI, na
sigla em inglês) avançou 4,5 pontos percentuais na comparação
com dezembro e foi a 45,6 pontos. Trata-se do maior nível desde
fevereiro de 2015, quando ficou em 45,8 pontos.
Com aumento de 8,2 pontos, o subíndice que mede as condições
atuais, que mede as finanças pessoais, chegou a 39,4 pontos em
janeiro na comparação com o mês anterior. Com alta de 7,3
pontos, a 48,6 pontos, o subíndice de percepção sobre o ambiente
de investimentos teve o segundo maior crescimento no período.
O subíndice de confiança relacionado ao mercado de trabalho,
que avalia segurança no emprego atual e no futuro, subiu 3,3
pontos percentuais, marcando 36 pontos em janeiro.
O subíndice de expectativas foi o único a ficar estável, em
63,5 pontos, neste mês.
A inflação e os juros menores, junto com a lenta recuperação
do mercado de trabalho no país, tem ajudado a melhorar a
confiança dos consumidores.

(Por Iuri Dantas; Edição de Patrícia Duarte)
(([email protected]; +55 11 5644-7757; Reuters
Messaging: [email protected]))

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