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O valor da cesta básica no município de São Paulo registrou alta de 1,78%, no período de 10/6 a 16/6, revela pesquisa diária da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, em convênio com o Dieese. O preço médio, que no dia 9/6 era R$ 682,75 passou para R$ 694,93 em 16 de junho.

Por grupo, foram constatadas as seguintes variações:

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Alimentação, 1,79%; Limpeza, 0,63%; e Higiene Pessoal, 2,53%.

A variação no mês de junho de 2016 ficou em 2,43% (base 31/5/16).

No período de 10/6 a 16/6, os produtos que mais subiram foram:

Feijão carioquinha (kg), 29,23%; Batata (kg) 5,76%; Papel higiênico fino branco (com 4 unidades) 5,21%; Leite UHT (litro) 3,74%; e Sabão em barra (unidade) 2,68%

As maiores quedas foram: Salsicha avulsa (kg) -6,62%; Biscoito recheado (pacote 130/150g) -4,35%; Cebola (kg)-4,09%; Biscoito água e sal (pacote 200g) -2,48%; e Extrato de tomate (340/350g) -2,44%.

Dos 39 produtos pesquisados, na variação semanal, 25 apresentaram alta, 12 diminuíram de preço e dois permaneceram estáveis. Os produtos que mais pressionaram a alta no período, considerando os respectivos pesos na cesta, foram, nesta ordem:

Feijão carioquinha (kg) 0,83%; Leite UHT (litro) 0,28%; Batata (kg) 0,22%; Papel higiênico fino branco (com 4 unidades) 0,14%; e Carne de primeira (kg) 0,08%.

A Pesquisa Cesta Básica Procon/Dieese é efetuada desde de 1990, a partir do perfil de uma família paulistana traçado com base na Pesquisa de Orçamento Familiar de São Paulo (POF/IBGE) e das Pesquisas de Consumo Alimentar no Município de São Paulo (DIEESE), o que resultou na definição de 31 produtos: 22 de alimentação, 4 de limpeza doméstica e 5 de higiene pessoal. Entretanto, com a mudança do perfil da família ao longo desses anos, sentiu-se a necessidade de atualizar o nosso levantamento tomando-se como referência a Pesquisa de Orçamento Familiar de São Paulo (POF/IBGE) 2008/2009, o que acarretou no acréscimo de oito novos produtos. Dessa forma, a Cesta Básica Procon/Dieese a partir de 2016 contempla 39 produtos (28 de alimentação, seis de limpeza doméstica e cinco de higiene pessoal).


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