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(Texto atualizado com mais informações)
Por David Shepardson e Jeff Mason
WASHINGTON, 23 Mai (Reuters) – O governo Trump está
considerando uma proposta para impor novas tarifas sobre
veículos importados, invocando a lei de segurança nacional que
foi usada para impor tarifas sobre alumínio e aço, disseram um
funcionário da administração e três funcionários do setor que
foram informados sobre o assunto.
Outro funcionário do governo disse que a medida tinha o
objetivo de pressionar o Canada e o Mexico a fazerem concessões
nas negociações para atualizar o Tratado de Livre Comércio da
América do Norte (Nafta).
"Haverá grandes novidades em breve para os nossos grandes
trabalhadores americanos. Depois de muitas décadas perdendo seus
empregos para outros países, você esperou o suficiente!" Trump
disse em um tuíte.
O presidente Donald Trump, que prometeu reviver a indústria
americana, lançou uma série de medidas comerciais, demandando
que a China importe mais produtos americanos, deu início a
conversas para renegociar o Nafta e impôs tarifas em importações
de aço e alumínio.
A Reuters confirmou uma notícia do Wall Street Journal de
que o governo estava considerando lançar investigação com base
na "Seção 232" sobre as importações de automóveis, que poderia
ver tarifas de até 25 por cento impostas às importações.
Em uma reunião com fabricantes de automóveis na Casa Branca
em 11 de maio, Trump disse às montadoras que planejava impor
tarifas de 20 ou 25 por cento em alguns veículos importados,
disseram fontes à Reuters, criticando especificamente as
montadoras alemãs por importarem um grande número de veículos
para os Estados Unidos.
Tanto a fonte da administração quanto as fontes do setor
disseram que o Departamento de Comércio poderia fazer um anúncio
formal nesta quarta-feira.
As montadoras acreditam que Trump pode atacar a União
Europeia e, potencialmente, o Canadá, o México e o Japão.
A Casa Branca poderia optar por negociar com países
individuais se as tarifas de automóveis entrarem em vigor. Trump
teria que lançar uma investigação antes que pudesse impor as
tarifas.

(Por Jeff Mason e David Shepardson)
((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447509))
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