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(Texto atualizado com mais informações)
Por Alberto Alerigi Jr.
SÃO PAULO, 9 Out (Reuters) – O presidente da General Motors
para o Mercosul, Carlos Zarlenga, afirmou nesta
segunda-feira que a montadora norte-americana quer liderar o
mercado de veículos elétricos no bloco econômico nos próximos
anos.
Falando durante Congresso Autodata Perspectivas 2018, o
executivo afirmou que a GM tem como meta lançar 20 produtos
elétricos no mundo nos próximos cinco anos.
"Se somos líderes no Mercosul (em vendas), temos que liderar
em eletrificação", disse o executivo. "Para liderarmos no
Mercosul, vamos ter que trabalhar isso no Brasil também",
acrescentou Zarlenga, sem dar mais detalhes.
O executivo comentou que a venda de um veículo na região
gera uma média de "25 mil a 30 mil dólares incluindo pós-venda,
mas se você pensar nos ganhos que tecnologias como veículos
autônomos poderão gerar isso sobe para 500 mil ao longo da vida
útil do veículo", disse Zarlenga.
O executivo comentou à Reuters que o mercado brasileiro
deverá passar por uma "evolução muito rápida" nos próximos anos.
Ele acrescentou que a GM deve anunciar novos investimentos
no Brasil em breve. A empresa já anunciou investimentos de 4,5
bilhões de reais entre este ano e 2020, dentro de um pacote de
13 bilhões de reais que vem sendo aplicado desde 2014.
"Não acabamos com anúncios de investimento e vamos ter mais
um proximamente", afirmou o executivo na apresentação durante o
congresso.
Questionado pela Reuters sobre o foco da GM nos próximos
investimentos, Zarlenga comentou que a montadora pretende ter
lançamentos "em segmentos novos em que ainda não participamos".
Um exemplo é o utilitário esportivo Equinox, que teve vendas no
país anunciadas pela montadora neste ano.
A categoria de SUVs foi uma das poucas a apresentar
crescimento durante a crise do mercado nacional e tem continuado
a atrair interesse, com novas entrantes no país, como a
sul-coreana Ssangyong, que pretende voltar a exportar seus
modelos de SUV e picapes para o Brasil a partir de 2018.
"Temos uma expectativa muito forte sobre a Equinox, segmento
em que não estamos", disse Zarlenga, que espera um crescimento
do mercado brasileiro de veículos em 2018 de 7 a 16 por cento,
para algo entre 2,4 milhões e 2,6 milhões de unidades.
Mais cedo, em apresentação gravada para o congresso, o
presidente associação de montadoras do país (Anfavea), Antonio
Megale, afirmou que a entidade prevê que as vendas de veículos
no país cresçam dois dígitos no próximo ano, ante uma expansão
projetada para 2017 de 7,3 por cento.

(Ediçao de Raquel Stenzel)
(([email protected]; +55 11 56447719; Reuters
Messaging: [email protected]))

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