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(Texto atualizado com mais informações)
Por Gabriela Mello
SÃO PAULO, 12 Mar (Reuters) – O Carrefour Brasil
está posicionado para se beneficiar da melhora da economia
brasileira e de eventuais oportunidades de crescimento que
incluem aquisições e parcerias no Brasil, disseram nesta
segunda-feira executivos do grupo, citando potencial para
abertura de 120 a 140 novas lojas em todo o país até 2022.
"Não tenho barreiras montadas… Estamos abertos a parcerias
em qualquer formato", afirmou a jornalistas o presidente do
Carrefour Brasil, Noël Prioux, após o primeiro Investor Day da
companhia desde a abertura de capital, em julho do ano passado.
Ele não quis entrar em detalhes sobre eventuais movimentos
de consolidação no setor supermercadista, mas informou que
potenciais parcerias já foram identificadas e que havia
possibilidade de introduzir um modelo de franquias em
supermercados.
Questionado sobre o processo de venda das operações do
Walmart no Brasil, Prioux disse que não "comenta
rumores" e que aguardava maior clareza sobre os planos do rival.
Duas fontes com conhecimento sobre os planos do Walmart
afirmaram que o Carrefour Brasil teria sido consultado pelo
Goldman Sachs, que assessora a rede norte-americana, mas que não
estava interessado no negócio.
As ações do Carrefour Brasil , que não fazem parte
do Ibovespa , fecharam em alta de 1,7 por cento nesta
segunda-feira, para a 15,37 reais. O índice teve ganho de 0,6
por cento.
Além de consolidar a liderança em varejo alimentar no país,
outro foco do planejamento estratégico do Carrefour Brasil para
2022 será a integração das lojas físicas e dos canais de
comércio eletrônico no Brasil.
"Lançamos o ecommerce há um ano e meio…Não tem escala
ainda a operação, mas é importante construir essa
'omnicalidade'", disse o diretor vice-presidente de finanças do
Carrefour Brasil, Sébastien Durchon.
O grupo francês abriu a plataforma de comércio eletrônico
para o varejo alimentar em outubro do ano passado, inicialmente
para pedidos em São Paulo via aplicativo "Meu Carrefour", e o
plano é expandir o serviço para outras cidades.
"Nossa ambição para 2022 é liderar o ecommerce de alimentos
e estarmos entre os cinco maiores em não-alimentos", contou
Paula Cardoso, presidente do Carrefour Soluções Financeiras e
diretora executiva de clientes, serviços e transformação
digital.
Segundo a executiva, o marketplace já representava 10 por
cento da receita total de vendas (GMV) ao fim de 2017 e o grupo
varejista negocia a entrada de mais 95 vendedores na plataforma.
"Serão mais de 120 categorias distribuídas pelo marketplace",
disse.
O Carrefour Brasil também introduziu em novembro o chamado
"click and collect", que permite ao cliente comprar no site e
retirar na loja, e disponibilizará essa opção para clientes em
todo o país até o fim deste ano, de acordo com os executivos.
Só neste ano, a companhia deve investir 1,8 bilhão de reais,
principalmente nas operações do Atacadão e em tecnologia para
acelerar a expansão do 'omnichannel', disse Durchon,
acrescentando que a previsão é de abertura de 50 novas lojas em
2018, sendo 20 do Atacadão, 20 do Carrefour Express e 10
Carrefour Market.
O grupo já converteu 13 hipermercados em atacarejo e tem
pelo menos mais 5 unidades identificadas para conversão entre
2018 e 2019, de acordo com o presidente-executivo do Atacadão,
Roberto Müssnich.
Dentro da divisão de atacarejo, a empresa buscará expandir
as operações de cartões de crédito do Atacadão, com expectativa
de chegar a 2 milhões de cartões emitidos até o fim deste ano.
"Já somos o sexto maior emissor de cartões do mercado brasileiro
e em pouco tempo devemos ultrapassar a Caixa Econômica Federal e
assumir a quinta posição", disse Paula Cardoso.

(Com reportagem adicional de Gram Slaterry e Tatiana Bautzer)
(([email protected]; 55 11 5644-7727; Reuters
Messaging: [email protected]))

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