Clicky

Profitchart Pro 728×90

Os índices de peso em Wall Street fecharam com ganhos nesta quarta-feira, depois que a presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, afirmou em sua apresentação no Congresso norte-americano que pelo menos no curto prazo o banco central não deverá mexer com a política monetária.

Ao final, o S&P ficou em alta de 0,73% aos 2.443; o Dow Jones subiu 0,57% aos 21.532; e o Nasdaq em alta de 1,10% aos 6.261.

Chart Trading 300×250

O Dow Jones subiu com as ações da Microsoft, alta de 1,66% e a DuPont, ganho de 2,75%. O S&P avançou com as empresas de tecnologia, imóveis e matérias-primas em mais de 1%. Já o Nasdaq manteve os ganhos pelo quarto dia consecutivo.

O Livro Bege, levantamento regular do Fed sobre as condições de negócios em todo o país, mostrou que o crescimento econômico ficou de “leve a moderado” entre o final de maio a junho. Isso é um pouco menos positivo em comparação com o relatório de maio.

O mercado de trabalho ultra-apertado, com desemprego perto de uma baixa de 16 anos em 4,4%, foi freqüentemente citado pelos pesquisados.

Embora as empresas tenham oferecido mais salários a alguns trabalhadores com habilidades especializadas, o Fed não encontrou uma ampla deriva dos salários. Uma razão: eles não podem transferir custos para clientes conscientes de preços.

“Os salários continuaram a crescer a um ritmo moderado”, observou o Livro bege.

As empresas procuraram resolver a falta de mão-de-obra usando mais tecnologia ou oferecendo férias mais longas, melhores benefícios para a saúde e arranjos de trabalho mais flexíveis.

Alguns também estão “buscando aposentados para voltar ao trabalho”, disse o Fed de Atlanta.

Com os salários aumentando modestamente, alguns membros do Fed acreditam que a inflação provavelmente permanecerá no lado mais baixo por um período mais longo do que o banco central imaginava. Eles querem adotar uma abordagem ainda mais cautelosa sobre o aumento das taxas de juros até que apareça mais evidência de maior inflação.

A taxa de inflação anual no índice de preços preferencial do Fed desacelerou para 1,4% em maio, de um aumento de cinco anos de 2,1% no início do ano. A inflação agora está sendo executada bem abaixo do alvo de longo prazo de 2% do banco.

A presidente da Fed, Janet Yellen, se vê convencida de que um mercado de trabalho apertado acabará por acelerar a inflação e acredita que a desaceleração da inflação é temporária.

O Livro Bege é compilado a partir de informações recolhidas pelos 12 bancos regionais do Fed em todo o país para avaliar a força da economia. O relatório é usado pelo Fed para ajudar a definir o custo de empréstimos nos Estados Unidos.


Assuntos desta notícia