Clicky

Energia contribuiu para o índice baixo com queda de 3,7%

Profitchart Pro 728×90

Ontem a Bovespa conseguiu se manter em alta graças ao desempenho de Itaú, Vale e siderúrgicas (balanço e preço de minério de ferro). Hoje a agenda vazia indica que os investidores vão seguir olhando e avaliando declarações de Donald Trump e, ainda, o desempenho de commodities afetando o segmento local.

Hoje mercados da Ásia em alta, a Europa com comportamento misto e mostrando viés de queda e os futuros do mercado americano levemente positivos. No Brasil, há espaço para novas recuperações na tentativa de buscar 65400 pontos e depois 66200 pontos, mas seguimos na dependência de manutenção de fluxo positivo. Em janeiro, os investidores estrangeiros foram responsáveis por quase 50% de todo o volume transacionado e a participação de pessoas físicas cresceu para 20%.

Chart Trading 300×250

Na China, durante a madrugada, o PBOC (BC Chinês) sugeriu desvalorização da moeda yuan na paridade de 6,8849 do dólar. Na Índia, o banco central manteve a taxa de juros estabilizada em 6,25% e manifestou preocupação com a política econômica desenvolvida pela equipe de Trump. O FMI disse que a Grécia não está fazendo o suficiente para ser merecedora de novo pacote de ajuda financeira. Isso pode trazer novos estresses.

No Reino Unido, começa hoje a votação sobre o projeto de lei do Brexit na Câmara dos Comuns. Rajoy da Espanha disse em contato telefônico com Trump que o país pode ser o interlocutor dos EUA junto aos países da Europa. Na sequência dos mercados no exterior, o petróleo WTI negociado em NY mostrava queda de 1,04%, com o barril cotado a US$ 51,63. O euro era transacionado em queda para US$ 1,0644 e notes americanos de 10 anos com taxa de juros em alta para 2,39%. O ouro em alta e a prata em queda na Comex.

Internamente, o STF marcou audiência de conciliação entre a União, RJ, BB e Caixa Econômica para tentar soluções para o Rio de Janeiro no próximo dia 13 de fevereiro. O depoimento de Eduardo Cunha trouxe alguma apreensão ao planalto, principalmente depois de declarações de Gilmar Mendes sobre soltura. As delações da Odebrecht abrem nova linha de investigações que atinge pessoas com fórum privilegiado.

O IBGE anunciou o IPCA fechado do mês de janeiro com inflação mais baixa que a mediana das previsões. O índice ficou em 0,38%, acelerando em relação ao 0,30% do mês anterior, mas a inflação em 12 meses caiu para 5,35%. Foi o mês de janeiro mais baixo desde 1994 e o menor 12 meses desde setembro de 2012. Energia foi o item que mais contribuiu para o índice baixo com queda de 3,7%. Contrário só o índice de difusão que subiu de 60% para 63%.

No mercado, os DIs começaram o dia em queda para todos os vencimentos e o dólar em alta para 3,129, com +0,23%. Na Bovespa, o índice futuro mostrava alta de 0,62% e deve ter novamente influência positiva da Vale e siderúrgicas, por conta das cotações do minério de ferro no mercado internacional.

Bom dia e bons negócios.

Alvaro Bandeira
Economista-Chefe Home Broker Modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog/falando-de-mercado


Assuntos desta notícia