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AMSTERDÃ, 13 Jun (Reuters) – A empresa Adyen ,
que processa pagamentos para Netflix , Facebook e
eBay , viu seu valor dobrar para 17 bilhões de dólares
na sua estreia em bolsa nesta quarta-feira, relembrando a bolha
tecnológica de 1999.
Depois de uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla
em inglês) muito cobiçada, as ações da empresa holandesa foram
precificadas na terça-feira em 240 euros, topo da faixa
indicada, sugerindo uma capitalização de mercado de 7,1 bilhões
de euros (8,5 bilhões de dólares). Após a primeira hora de
negociação na bolsa Euronext nesta quarta-feira, o preço da ação
atingiu 480 euros.
As ações fecharam em alta de 89,58 por cento a 455 euros.
Executivos de bancos dizem que o forte interesse na Adyen
pode repercutir em outros negócios futuros, como o IPO da
varejista online alemã de móveis Home24, que deveria ser
precificado nesta quarta-feira.
O aumento do preço das ações levou ao debate sobre se a
oferta estava subvalorizada.
Os investidores que venderam na oferta secundária "ainda
possuem cerca de 85 por cento, eles devem estar bem felizes caso
se concentrem no que possuem", disse um executivo de um banco
que teve participação no IPO.
"A única coisa certa é que isso ajuda o sentimento em
relação a IPOs na Europa."
Antes da Adyen, os 10 maiores IPOs na Europa por receita
bruta até agora subiram menos de 6 por cento em média acima do
preço de oferta no primeiro dia de negociação, segundo dados da
Eikon e cálculos da Reuters.
A venda de ações da Adyen foi aberta apenas a investidores
institucionais e, segundo disse a companhia na terça-feira, a
operação teve demanda "várias vezes" maior que a oferta.
A Adyen ajuda os varejistas a receberem pagamentos de
clientes e os conduzem rapidamente por meio de redes de
pagamento complicadas.
Seu rápido crescimento, suas listas chamativas de clientes e
investidores, juntamente com o número relativamente pequeno de
ações em oferta, a recente força das ações de tecnologia e o
aquecido mercado de fusões e aquisições no segmento de
pagamentos aumentaram a demanda por ações da empresa
anteriormente pouco conhecida.
Ainda assim, existem razões para cautela dos investidores. O
preço de emissão foi mais de 70 vezes o lucro antes de juros,
impostos, depreciação e amortização de 99,4 milhões de euros da
Adyen em 2017. A empresa, que é livre de dívidas e lucrativa,
diz que espera aumentar as vendas em 25 a 35 por cento
anualmente.
Entre os principais fatores de risco em seu prospecto, Adyen
citou a concorrência acirrada e o fato de seus 10 principais
clientes, que incluem também Vodafone, Uber e Spotify,
representarem cerca de 33 por cento das vendas.

(Por Toby Sterling)
((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447509))
REUTERS SI RBS

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